Santo Amaro comemora 120 anos do Bembé do Mercado

Exatamente hoje, no dia 13 de maio de 1889, um ano após a abolição da escravidão no Brasil, os negros de Santo Amaro da Purificação resolveram comemorar o aniversário desse grande marco. Para celebrar o livre exercício da cidadania, negros se reuniram na cidade e decidiram convocar os Candomblés para baterem durante três dias em louvor aos Orixás. Esse ano, a festa completa 120 anos e traz uma movimentada e rica programação cultural, que acontece de 13 a 17 de maio.


Além do Candomblé, com a participação de mais de 30 terreiros, várias manifestações tradicionais, como o Maculelê, a Capoeira, o Samba de Roda, o Coça-Coça e o Nego Fugido se apresentarão no Mercado de Santo Amaro, sempre a partir das 18h. Entre os homenageados do Bembé do Mercado, esse ano, estão o escultor e museólogo santamarense Emanoel Araújo, as mães de santo mais antigas de Santo Amaro, além da sambista Dona Edith do Prato, falecida no início desse ano.

Nesta quarta-feira, 13/05, durante a abertura das manifestações, será realizada uma mesa redonda, na qual será discutida a importância do Bembé do Mercado com as participações do Ministro da Cultura, Juca Chaves, do cantor Caetano Veloso e das estudiosas Ana Rita e Maria Mutti. Após a mesa redonda, os cantores J. Velloso e Ulisses Castro se apresentam e, logo em seguida, os festejos religiosos serão iniciados. Nos dias seguintes, além das apresentações dos grupos folclóricos, os artistas Guda Monteiro, Márcio Valverde, Eduardo Alves, Júnior Figueiredo, Preto e Amália se apresentam na festa, que se encerra com a entrega do "grande presente à Rainha do Mar", no domingo, 17/05, quando todos os terreiros viajam até a praia de Itapema, no município, entoando cânticos e pedindo dias melhores para sua gente.