Capital do mel vai ganhar usina para beneficiar cera de abelha

Conhecida como a Capital Baiana do Mel, o município de Ribeira do Pombal ganhará este ano, a primeira usina de beneficiamento de cera de abelha do Estado da Bahia. A Central de Cooperativas de Apicultores da Bahia (Cecoapi), com sede na cidade, já fez a aquisição de equipamentos e capacitou apicultores da região.


Os apicultores estão aguardando o projeto de implantação ser aprovado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Com uma produção de 10 toneladas/ano, a cera de abelha, atualmente, é tratada como subproduto, onde 20% são vendidos para a indústria de cosmético e o restante, transformado em cera alveolada, que se constitui em uma lâmina, cheia de furinhos, que é colocada na colméia, para que as abelhas teçam, transformado-a em favo, que, por sua vez, irá abrigar os ovos e o mel. A cera alveolada faz com que as abelhas economizem tempo e energia, trabalhem mais rápido e, conseqüentemente, produzam maior quantidade de mel.

O beneficiamento da cera bruta em alveolada é feito da seguinte forma: a cera bruta chega em vários tamanhos e formas e é cortada em cubos, que são colocados em aquecedores para derreter. Em seguida, em fôrmas uniformes.