A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, preocupada com os alagamentos decorrentes das últimas chuvas, intensificou as ações de combate ao mosquito aedes aegypti. Para tanto, está capacitando cerca de 50 bombeiros, entre praças e oficiais, para atuar no controle da dengue no município. O treinamento teórico começou nesta segunda-feira (11) e a partir da segunda-feira (18) serão implementadas atividades práticas, nas quais acompanham os agentes de combate a dengue do município em visita a residências na praia de Ipitanga.
Diretora do Departamento de Vigilância à Saúde (Visau), Selma Turrioni, informa que após as fortes chuvas é preciso a colaboração de todos para eliminar os possíveis criadouros do mosquito. Coordenador de Técnicas de Controle de Endemias da Dires — Diretorias Regionais de Saúde do Governo do Estado da Bahia (Dires), Inácio Costa, que está capacitando os agentes/soldados, destacou que o bom grau de instrução otimiza a realização do curso.
“Temos que pensar em dengue o tempo todo, o ano todo, todo dia”, aconselha Inácio, destacando que, de acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, 92% dos criadouros de dengue se encontram dentro dos domicílios. O especialista destaca a discrepância entre ter conhecimento e colocar em prática: “Segundo a pesquisa, 92% da população sabe como proceder para combater o mosquito, mas não o fazem”. Para eles, os afazeres diários e a rotina levam as pessoas a se descuidarem com a doença que já causou mortes.
“A dengue é uma doença que exige a união das pessoas, se as pessoas não se unirem para combater o mosquito ela vai vencer”, disse. Inácio Costa aconselha às pessoas que tem casas de veraneio fechadas ou em desuso, que as visitem pelo menos uma vez por mês. “Os sanitários devem estar bem fechados para não dar brecha para o mosquito entrar, os que estão sem tampa devem ser vedados com tapetes”, ensina o técnico. Toda atenção com ralos, banheiros e locais que acumulam água.
O capitão Lanusse, do Corpo de Bombeiros, que está coordenando a ação da corporação, destaca a importância da parceria do Corpo de Bombeiros com a Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas, através do Departamento de Vigilância à Saúde (Visau). Ele explica que os bombeiros devem ter três dias de aulas teóricas esta semana e a partir de segunda vai a campo acompanhando pelos agentes de combate a dengue. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).