A Defesa Civil de Camaçari montou um esquema especial de atendimento a população durante o período das chuvas. São 60 profissionais trabalhando em regime de plantão e de forma integrada com as Secretarias do Município. O contato com o órgão é gratuito e pode ser feito através do telefone 199. Os estragos provocados pelas chuvas, em 2005, quando 28 mil pessoas foram atingidas diretamente, fazem parte do passado da cidade. As ações de combate aos danos causados pelo período chuvoso ganharam proporções cada vez maiores, e em 2006, apesar do índice pluviométrico ter sido maior, o número de atingidos caiu para 18 mil. Entre 2007 e 2008, as ações foram ampliadas e os prejudicados não chegaram a três mil.
Nas últimas 24 horas, que somou um índice pluviométrico de 28,4 milímetros, duas famílias dos bairros Piaçaveira e Lama Preta tiveram que deixar os imóveis. A medida foi adotada apenas por caráter preventivo. Em ambos os casos, a Prefeitura concedeu o benefício do auxílio aluguel no valor de R$ 150,00 válidos por 90 dias. As famílias vão ser cadastradas junto à Secretaria da Habitação (Sehab) para participar de programas habitacionais.
Atualmente, as ocorrências estão relacionadas a desobstrução de rede de esgoto e fossa, solicitações de lona e vistoria técnica. Entre os projetos executados pelo Município para contenção das águas pluviais decorrentes deste período, estão a dragagem do rio Camaçari, desobstrução de canais e drenagem na praça dos 46, que antes ficava completamente alagada. Também estão incluídas a construção de passagens pluviométricas, obras de infraestrutura e de prevenção em toda a cidade, construção do canal da Manoela, que beneficiou mais de 15 mil pessoas, implantação do programa de reflorestamento do Morro da Manteiga, contenção de encostas no Alto dos Noivos e a recuperação preventiva de bueiros metálicos da avenida Radial C.
OPERAÇÃO GUARDA-CHUVA - Em fevereiro deste ano, a Defesa Civil de Camaçari retomou as ações da Operação Guarda-Chuva. A proposta inclui ações de educação ambiental e preventivas, a exemplo de limpeza de rios, riachos, bocas de lobo, bueiros, valas, redes pluviais, desobstrução da rede de esgoto e retirada do lixo das vias de escoamento, para permitir que a água passe livremente. Os benefícios se estendem à sede e orla. Todo trabalho é feito de forma conjunta com todas as demais Secretarias do Município. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).