O Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas será empossado nesta quarta-feira (13), às 15h na Secretaria de Cultura e Turismo, localizada no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. Eleito em processo transparente e democrático, o Conselho Municipal de Cultura foi instituído pela Lei municipal nº 1322 de 2 de dezembro de 2008. A eleição foi realizada depois de três Fóruns de Construção do Conselho que permitiram a participação popular em todo o processo por meio de assembléias.
Paritário e com atribuições deliberativas, normativas, consultivas e fiscalizadoras, o Conselho é formado por 16 membros eleitos entre mais de 300 candidatos. Serão empossados como representantes da sociedade civil por segmento artístico cultural: Tássio S.Cardoso – Literatura, Nelcy Piaggio de Oliveira Freitas – Artesanato, Coriolano Oliveira Filho – Comunidades Tradicionais, Thais Rodrigues Podleskis – Artes Plásticas e Fotografia, Rejane Pereira Rodrigues – Cultura Popular, Lucilene de Oliveira Almeida – Dança, Ricardo André Souza Dias Vieira – Música, Fábio Pereira Barros – Teatro, Alfredo Martins dos Santos Júnior – Audiovisual e Cultura Digital, Raimundo Nonato das Neves - Patrimônio Cultural, Sebastião Edson de Jesus Crispim e Ilda Loureiro da Silva – suplentes.
Os empresários do município estão representados pela Associação Comercial, Industrial, de Agronegócios e Clubes de Serviço de Lauro de Freitas que indicou Roberto Shorts. Os órgãos do poder público do município com assento no Conselho serão representados por servidores indicados: Apio Vinagre - Secretaria de Governo, Artemio da Luz - Secretaria de Educação, Germano Andrade Ladeira - Secretaria de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cibele Isaura dos Santos - Secretaria da Saúde, Célia Lopes dos Santos - Secretaria de Políticas para Mulheres, Carlos Ventura, Emanuela Ferreira, Jefferson Freire, Gildásio Freitas e Henrique Queiroz - Secretaria de Cultura e Turismo. A Câmara Municipal será representada pelo vereador Lula Maciel. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).