Participação popular marca lançamento da Etapa Municipal da Conferência de Segurança

A ampla participação popular marcou o lançamento da Etapa Municipal da Conferência Nacional de Segurança Pública, na última terça-feira (31) e refletiu o anseio da comunidade em buscar soluções para redução da violência no município. A conferência será antecedida por oito reuniões preparatórias que começam na próxima segunda-feira (6), às 20h, na Escola Monet com moradores de Vilas do Atlântico, Miragem e Buraquinho.

A prefeita Moema Gramacho, que assinou o decreto para realização da Etapa Municipal começou o discurso lembrando outro momento de nossa história vivido num dia 31 de março. “Em 1964, quando um golpe nos fez viver uma das maiores violências registrada em nosso país”, disse remetendo à ditadura militar. A prefeita depois lembrou um momento positivo, em 2007 quando a cidade realizou a conferência de segurança que resultou na entrada do município no Pronasci.

Para Moema, a violência não pode ser combatida com um decreto do Poder Executivo e resulta da perda de valores e do tecido social que está esgarçado. “Por isso conclamo a todos e todas que participem das audiências, porque só com a unidade dos esforços individuais e coletivos conseguiremos mudar a realidade, assim como já fizemos muitas transformações em nossa sociedade”.

Regina Lopes, representante do Ministério da Justiça e responsável pela Conferência Nacional de Segurança Pública na Bahia, Sergipe e Alagoas pediu uma reflexão por parte da sociedade. “Este é um processo diferenciado de enfrentar a violência. Não é só um caso de polícia, mas de todos nós. O Governo Federal abriu este espaço para que a população tenha voz, e é preciso que ela ocupe este espaço”.

De acordo com o coronel Edson Araújo, representante nacional do Pronasci 452 pessoas morreram na Região Metropolitana este ano, além de 78 que faleceram em confrontos com a polícia. “É um número absurdo e não podemos apontar o dedo sujo culpando alguém. A solução só virá com a participação de toda a sociedade, porque o Pronasci pode continuar sem mim ou sem outro coordenador, mas não pode sem a união da comunidade”.

Segundo José Carlos Arruti, coordenador da Etapa Municipal, a ocupação destes espaços é fundamental para o sucesso do Pronasci e da Conseg. “Para isso vamos realizar oito reuniões preparatórias e mobilizar a população. Nosso êxito depende desta participação, visto que as polícias sozinhas não vão resolver”. Ainda participaram da solenidade, a delegada Ana Carolina Oliveira, representando o Pronasci na Bahia, Sara Cristina Silva, do Conselho Comunitário de Itinga, Eduardo Alfano, da Polícia Civil, o comandante da 52ª CIPM, major José Izidro, o superintendente de Segurança Municipal Mozart Vivas e o vereador Gilmar Oliveira.

A solenidade ainda instalou a Comissão Organizadora da Conferência, composta por 16 pessoas entre membros das polícias, Poderes Executivo e Judiciário, trabalhadores da área de segurança, Ministério Público e Sociedade Civil. A Etapa Municipal será nos dias 24 de abril, às 20h, e dias 25 e 26 de abril às 8h, na Casa do Trabalhador. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas).