Os profissionais de Camaçari que atendem crianças e adolescentes em conflito com a Lei podem passar por programa de capacitação oferecido pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em parceria com a Organização Não-Governamental (ONG), Juspopuli. O assunto será debatido hoje (14/04), entre representantes do Unicef, Rui Pavan, da ONG, Iara Farias e o prefeito Luiz Caetano. A reunião acontece às 9h30, no gabinete do Executivo. Na ocasião, ainda será definido o cronograma de atividades para a execução do projeto, que vai atender, inicialmente, 40 pessoas.
O programa, intitulado de Municipalização das medidas sócio-educativas na Região Metropolitana de Salvador, prevê 48 horas de aulas práticas e teóricas. O curso aborda Direito da Criança e do Adolescente, Sistema Nacional de Medidas Sócio-Educativas (Sinase), Direitos Humanos e Mediação de Conflitos.
Ao final da capacitação, os técnicos do Unicef e da ONG ficarão à disposição do Município para assessoramento da equipe capacitada e esclarecimento de dúvidas. Instalada em Salvador desde 2001, a Juspopuli oferece à população orientação sobre direitos humanos, mediação de conflitos e encaminhamento para outros serviços prestados por instituições públicas ou entidades civis.
CASE - Camaçari deve ganhar ainda uma unidade da Casa de Atendimento Sócio-Educativo (Case). A instituição, que será construída com verba do Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), atende adolescentes que praticam algum tipo de infração. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari).