Azevedo lembrou ainda, que não tem sido fácil essa trajetória, mas já pode contabilizar resultados positivos nesse curto período de administração: “A cidade está de cara nova e vai melhorar ainda mais. Assumimos o desafio de transformar Itabuna numa cidade moderna, desenvolvida e com melhor qualidade de vida para nosso povo e estamos conseguindo isso de forma gradual”.
Para o prefeito, aos poucos, as dificuldades estão sendo superadas com ajustes na máquina administrativa municipal, no sentido de implementar as mudanças tão desejadas pelos itabunenses. Confessou ainda, que num primeiro momento, foi difícil enfrentar dificuldades como a terrível epidemia de dengue que assolou cidade. Mas, aos poucos, com determinação e ações focadas no combate à dengue e à conscientização da população, vem conseguindo debelar os focos do mosquito em toda a cidade.
Para Azevedo nesta guerra contra a dengue o governo municipal investiu os recursos necessários para a implantação de um ambulatório especializado, com 30 leitos no Hospital de Base, além de criar a Comissão de Defesa Civil com a missão de coordenar o combate aos focos do mosquito: “Envidamos os esforços necessários para a contratação emergencial de médicos e auxiliares de enfermagem e a abertura do ambulatório Valdenor Cordeiro, em parceria com o governo do estado, para ampliar o atendimento à população”.
Um outro ponto destacado pelo prefeito, é que na área da saúde o governo municipal tem dedicado atenção especial na melhoria do atendimento nas unidades de saúde. Considera que agora, os médicos e enfermeiros se dedicam ao atendimento da população, enquanto a gestão dos serviços fica a cargo de administradores. Outra prioridade tem sido a melhoria da gestão dos recursos públicos em todas as áreas.
No campo da educação, considerado uma prioridade de governo, o prefeito lembra que nos 100 primeiros dias promoveu a reforma de escolas, iniciou a construção de creches nos bairros mais carentes. Enfatizou ainda, que apesar as dificuldades econômicas e financeiras enfrentadas, a Prefeitura promoveu o resgate da alegria, com o apoio à realização do Itabuna Folia 2009, que atraiu milhares de foliões de toda a região.
Ao considerar que inclusão social tem sido uma preocupação constante do seu governo, o prefeito destacou a preocupação com a finalidade de promover a melhoria da qualidade de vida da população: “Uma prioridade é a geração de emprego e renda, com a atração de novas empresas e a inclusão de Itabuna no Programa dos Territórios da Cidadania, trazendo recursos para investimentos dos micro e pequenos produtores rurais e urbanos”, complementou.
Ele informou governo concluiu 56 casas populares no bairro Nova Califórnia e entregou outras 24 casas populares do Programa Habitar Brasil, próximo ao Aeroporto, um programa que precisa ter continuidade: “Tenho que dedicar maior atenção à parte da população excluída. Neste sentido, temos firmado parcerias junto a órgãos públicos e privados, com Projetos de Planejamento Familiar, com a participação de alunos do curso de enfermagem da Uesc, e de Nutrição na Gestação, com acadêmicos da FTC”, enfatizou o prefeito.
O governo também realizou diversas intervenções no trânsito de Itabuna, com a finalidade de melhorar o escoamento do tráfego, a começar pela manutenção das principais ruas e avenidas, recuperação dos sinais de trânsito e ampliação e renovação da frota de transportes coletivos. Em paralelo,o prefeito anunciou que a prefeitura planeja uma série de obras viárias e de infraestrutura, inclusive com gestões junto aos governos federal e estadual, com a finalidade de captar recursos para a construção da barragem do rio Colônia, através do PAC: “Afinal, sem água tratada não teremos cidadania e desenvolvimento. Para executar todas essas obras e oferecer esses serviços à população tivemos que realizar uma verdadeira revolução na administração pública municipal. Com planejamento, foi possível fazer uma transformação no modelo de gestão, através de uma reforma administrativa e recadastramento dos servidores, com a finalidade de tornar mais eficiente o atendimento à população.”
Com relação à transparência administrativa, Azevedo citou a criação do diário oficial eletrônico, no qual são mostrados os atos do poder público municipal, que agora podem ser acessados e conferidos pelos cidadãos, de sua própria casa, através da Internet. Com isso hoje a transparência está presente em todos os setores da máquina pública municipal, e inclusive as compras de bens e serviços são realizadas através de pregões eletrônicos, com a participação de maior número de concorrentes, o que faz baixar o preço na aquisição dos produtos: “Estamos criando a ouvidoria, um serviço que vai proporcionar uma interação maior do serviço público com o cidadão, que terá um canal aberto para fazer suas queixas e apresentar as sugestões ao governo municipal”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)