Em um primeiro momento, uma área pública será escolhida para se tornar a Praça Inteligente, que contará com quiosques, monitoramento por câmeras eletrônicas e televisões com conteúdos da Prefeitura. Numa segunda etapa, o serviço será estendido para outros locais públicos, ainda a serem definidos. A previsão é de que em 2011, a população tenha internet de graça. Para o estudante João Milton, morador do bairro Ponto Certo, a iniciativa é muito boa porque é uma forma de afastar os jovens das ruas.
A moradora do bairro Piaçaveira, Lorena Souza, acredita que o serviço vai beneficiar muita gente, principalmente as pessoas carentes. “Atualmente, todas as entrevistas de emprego exigem curso de informática e com esse projeto muita gente vai aprender a usar o computador”.
INFOCENTROS - Camaçari já investe na área tecnológica com quatro infocentros. No local, as pessoas têm acesso a computadores conectados a internet de graça, onde é possível utilizar os recursos de informática para estudar, trabalhar, buscar entretenimento e se comunicar. O Município conta hoje com três infocentros em parceria com o Governo do Estado, e um com a Petrobrás, localizados no Sine-Bahia, antigo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Biblioteca Jorge Amado e nos bairros do Phoc e Natal.
A educação também é contemplada com a inclusão digital. Das 90 escolas da rede municipal, 75 contam com laboratórios de informática, além das mesas inteligentes e da distribuição de computadores para docentes. De acordo com Bruno Moura, membro do Comitê Gestor de Recursos Tecnológicos (CGRT), muitas ações já foram feitas rumo à construção da Cidade Inteligente, como a conectividade das unidades de saúde, a implantação da nova rede do Centro Administrativo e o monitoramento eletrônico. Atualmente, está em fase de implantação a rede da Educação. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)