Itabuna vai imunizar 22 mil idosos contra gripe

Tendo como tema de campanha Deixe a gripe na saudade, vacine-se!, a Secretaria Municipal da Saúde se propõe a imunizar 22.109 idosos, com mais de 60 anos, no período de 20 de abril a 8 de maio. Segundo Camila Silva Brito, da Coordenação de Imunização foi escolhida a data de 25 de abril, como Dia Nacional de Vacinação, para uma mobilização de todas as 32 unidades da rede municipal de saúde, que estarão abertas no período das 8 ás 17 horas e com a instalação de postos fixos e volantes nos diversos pontos da cidade.

A meta da campanha é atingir a uma cobertura superior a 80%, com a disponibilização gratuita de vacina contra influenza com cepas do tipo A e B. Também serão disponibilizadas vacinas contra febre amarela, tétano, sarampo e rubéola: “A proposta principal é a de contribuir com a redução de hospitalizações e mortes decorrentes das complicações causadas pelas doenças respiratórias em conseqüência da influenza em pessoas com mais de 60 anos de idade”, explicou a coordenadora.

Ela destaca ainda que a proteção com vacinas é considerada uma das medidas de mais baixo custo e efetividade na prevenção de doenças imunopreveníveis, representando para as pessoas a estimulação do sistema imunitário no sentido de prepará-lo para enfrentar as infecções.

O que é - Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares no País. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.

A gripe é uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível a uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. É também freqüentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).