O volume de menções à educação é bastante significativo, já que as respostas para a consulta são Preocupação com qualidade do aprendizado abertas, ou seja, não há alternativas e as possibilidades são infinitas. A qualidade do aprendizado liderou as preocupações do tema educação – cerca de 25% das respostas dos entrevistados. A violência nas escolas foi o segundo assunto mais criticado por aqueles que elegeram a educação a maior dificuldade. Foram 20% das respostas sobre o tema.
Os internautas brasileiros participaram registrando comentários, em texto ou vídeo, no site da campanha, até o último dia 15 (clique aqui para ir ao site). Jovens de oito a 18 anos foram a maioria (pelo menos 60%) dos participantes da campanha Brasil Ponto a Ponto. A campanha tem o objetivo de estimular o debate em todo o país sobre o que precisa ser mudado no Brasil para melhorar a vida das pessoas. A partir dessa discussão, será definido o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional (RDH) do PNUD, que deverá ser publicado no começo de 2010. Em maio, o PNUD lançará um documento com os resultados desse processo de consulta pública.
O PNUD destaque que, em 2006, uma pesquisa de opinião feita pelo governo federal teve conclusão parecida. Dentre 50 temas de políticas públicas apresentados no Projeto Brasil 3 Tempos, a população que votou pela internet e os acadêmicos consultados colocaram a educação no topo da lista.
Violência também é preocupante - Com cerca de 10% do total de opiniões, a violência nas ruas foi o segundo tema mais mencionado na pesquisa. A preservação do meio ambiente aparece logo em seguida, defendida por 6% das pessoas. Em quarto lugar, os entrevistados demonstraram preocupação com as ações e os valores dos indivíduos para, assim, mudar o país. Pelo menos 6% opinaram nesse sentido.
“Isso surpreende porque sempre houve uma cultura de culpar o governo pelos problemas, essa resposta mostra um amadurecimento”, afirmou Flávio Comim, coordenador do RDH no Brasil. “Não é o Brasil que tem que mudar e sim quem o governa e as pessoas que o habitam. Se todos pensassem mais e fizessem menos besteiras, as coisas não estariam onde estão”, afirmou um jovem em fórum que o site da MTV lançou para colaborar com a campanha.
A campanha Brasil Ponto a Ponto começou em novembro, com audiências públicas nas principais cidades do país. Passou a receber mensagens pela internet, mas também realizou visitas nos dez municípios de pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e coletou opiniões nas escolas de ensino fundamental e médio. (Fonte: Contas Abertas)