Entrevista: Luciano fala da crise e do controle sério das finanças

O Prefeito Luciano Araújo Mascarenhas, de Poções, é o entrevistado do Decom desta semana.

Decom – O mutirão de recuperação das ruas atingiu o objetivo do governo?
Luciano – Foi mais uma vitória, graças a Deus, o nosso mutirão deu certo, o que solicitamos dos amigos foi atendido. Quero aproveitar para agradecer as Prefeituras: de Ibicui que enviou uma caçamba; Iguai e Nova Canaã com duas caçambas cada uma; Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Planalto, uma caçamba cada uma e os prefeitos de Mirante e Barra do Choça que também ajudaram. Então isso é vitória nossa e do povo de Poções. As prioridades do mutirão foram atender as ruas que estavam interditadas e tenham certeza com a melhor intenção possível de melhorar o trânsito dos nossos moradores. No bairro do Açude foi feito um trabalho muito bonito, onde os moradores agradeceram e eu tenho certeza que o segundo passo nosso é buscar um calçamento ou asfalto, essa é a nossa função, batalhar para melhores dias da nossa população. Também tem um morador de Poções que contribuiu muito com o nosso mutirão, o empresário Loga, que contribuiu com a basculante, pá carregadeira e trator, o prefeito só tem a agradecer a Loga, em nome do povo de Poções.

Decom – Luciano, prefeito não fica só nas ordens e no gabinete, você esteve presente no mutirão?
Luciano – A função não é só de fiscalizar, é de contribuir e não de ficar no gabinete e com a caneta ordenando. Pego sim na pá, no trator, no batente mesmo, não para ser melhor ou agradar, gosto de trabalhar e assim serei sempre. Quero agradecer a população de Poções, que contribuiu, tirando uma pedra, varrendo e tirando mato da porta... Fui priorizado algumas ruas dos bairros de Poções em estado emergencial, sabemos que ainda tem outras ruas e que vamos fazer, como no Alto da Vitória, Joaquim Mascarenhas, Bela Vista, Mongóis, Primavera e outros. Peço a compreensão das pessoas que moram nestes locais, eu não conseguiria fazer tudo nos dois dias. Vamos continuar, até mesmo com o desânimo desta crise e da queda de receitas, não vamos parar e nem perder a fé em meu Deus. Hoje dia vinte (20) teríamos de receber em média prevista de R$ 114 mil reais e recebi nas contas R$ 40 mil reais. Desanima, mas a população mim anima a trabalhar por todos nós.

Decom – A visita de Benito Gama, Diretor Financeiro da SUDENE, da qual você é conselheiro, marcou muito este mutirão?
Luciano – Benito veio com seus conhecimentos e contribuir com a sua presença junto à comunidade de Poções e no sábado ele pode constatar de perto o sofrimento do povo do bairro do Açude e não só eu, o grupo e o povo, ficamos satisfeitos, porque todos que vem contribuir são sempre bem vindos e recebemos de braços abertos.

Decom – Luciano este mês é “D”, a CMN, UPB e AMIRS, todas com um só objetivo, buscar soluções para a crise e a queda de receitas dos municípios?
Luciano – Teve até uma declaração do Ministro da Fazenda, Guito Mantega, que toda a arrecadação que veio a menos a do ano passado, seria reajustada e devolvida, mas não está acontecendo, previsão de R$ 114 mil reais, veio R$ 40 mil reais. Estive na reunião da Amirs pensando que o problema só era no meu município, saindo da reunião eu constatei que tem prefeito em situação pior que a nossa. Tem prefeito já enfrentando greve em seu município e serviços parados. Eu só tenho a agradecer e levar as mãos a Deus, pois estamos conseguindo pagar em dia os nossos servidores e fornecedores e ainda realizando os serviços essenciais. Mas se amanhã tivermos de fechar as portas, vamos segurar um pouco, porque eu não posso fazer e nem falar o que eu não posso cumprir, pois eu aprendi muito com o meu pai (Tonhe Gordo), eu tenho muito cuidado com as palavras e o compromisso, eu sou responsável porque o povo mim deu esta responsabilidade e tudo o que eu faço, sento, penso e analiso para tomar as minhas decisões, que não venha prejudicar o povo de Poções.

Decom – Paralisação das Prefeituras dia 28 de abril, convocação da UPB, Poções entra no movimento?
Luciano – A crise que estamos passando, gerando dificuldades em todas as áreas da administração, reajuste do salário mínimo, os dos servidores e dos serviços, é bom e valioso, principalmente para os servidores que recebem melhor, mas com essa crise e as dificuldades com a queda da receita, que em fevereiro recebemos R$ 500 mil reais a menos do que em fevereiro de 2008 e um aumento das despesas com salários de 12%, assim dificulta muito o nosso trabalho. Então os prefeitos chegaram ao consenso na CNM e UPB, todas as prefeituras do Estado da Bahia e não só a de Poções, irá fechar no dia 28 de abril, para reivindicar e brigar pelo melhor para os nossos municípios. Neste dia estaremos na sede da UPB em Salvador e marcharemos ao governo do Estado e Assembleia Legislativa, cobrando os direitos do povo da Bahia, do Sudoeste e de Poções;

Decom – O desemprego bate a porta da prefeitura, o que tem feito o governo neste momento, principalmente de crise?
Luciano – Hoje um dos maiores problemas é emprego, a média hoje de desempregados chega de sete (7) a dez (10) mil pessoas, para uma população de quase cinquenta (50) mil habitantes. A fonte de emprego maior é a prefeitura, alguns empresários que nos ajuda muito empregando em suas empresas, mas fábrica mesmo, só temos três: a fábrica primavera que tem um número pequeno de empregados, e o que depender da administração, vamos fazer para aumentar o seu potencial de geração de emprego; uma fábrica de palmito, que emprega vinte (20) pessoas e graças a Deus já em nosso governo podemos trazer uma fábrica de palmilhas, que nos ajudou um pouco, já tem setenta (70) pessoas, pais de família trabalhando. Mas sabemos se tivesse dez (10) fábricas não resolveria o problema do desemprego. Já temos vários nomes querendo vim para o nosso município, estamos empenhando ao máximo, mas com esta crise que afetou também os empresários, paralisou o processo. Peço a população de Poções calma, eu não posso fazer o que amanhã não possa cumprir, não posso colocar pra trabalhar e amanhã não poder pagar a folha de funcionários, e, ai seria irresponsável e responsabilidade eu aprendi a ter e vou levar até o fim da minha vida, pode ter certeza disso. A comunidade de Poções me entenda, tenha paciência e calma, o que eu poder fazer para solucionar a questão do desemprego em Poções, eu vou está buscando.

Decom – Agricultura como saída para o desemprego, Natalino com sua criação de codornas, já emprega mais dez (10) pessoas; a horta comunitária no fundo do Luiz Heraldo pode empregar vinte (20) famílias e o viveiro de mudas de café que você reativa vai melhorar o pólo cafeeiro, renova as esperanças do povo?
Luciano – Tenho certeza que sim, estamos enfrentando alguns problemas, como falta de recursos para trabalhar. Estamos buscando com o governo do Estado convênios, que possam comprar a nosso produção aqui, ficar na merenda escolar para alimentar as nossas crianças, na venda do nosso comércio ou até mesmo para doações as famílias carentes. Estamos buscando recursos de todas as maneiras, pode ter certeza que empenho nós temos muito. Eu sou agricultor e sei as dificuldades que a zona rural passa e somente com uma política agrícola com responsabilidade e compromisso com os produtores rurais poderemos avançar. Se o produtor rural está bem em sua fazenda, todos nós da cidade estaremos também. Vamos buscar com projetos e recursos a melhoria da nossa agricultura. [

Decom – Sobre os cem 100 dias do governo?
Luciano – Graças a Deus podemos provar que nós estamos batalhando e que estamos lutando para a melhoria, sei que muitos vão ficar satisfeitos e alguns não vão está, não sei o motivo, há não ser por questão partidária, peso a essas pessoas que venham se empenhar conosco para que possamos trazer os benefícios para o município e não prejudicá-lo. Mas nem Deus agradou a todos, eu estou fazendo dentro das condições nossa e do município, tenho buscado projetos e recursos, temos algumas emendas já para calçamentos e saneamentos, mas os governos Federal e Estadual estão parados ainda e quando eles iniciarem, os nossos projetos estarão na frente e já assinados, só esperando os recursos. Eu só tenho a agradecer ao povo de Poções pela confiança e mais uma vez pela compreensão. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)