Banco de Alimentos atende mais de três mil

As doações do Banco de Alimentos têm auxiliado na subsistência de diversas famílias da sede, orla e zona rural de Camaçari. Os alimentos chegam à mesa de mais de 3 mil pessoas, através das doações periódicas. Desde quando foi implantado, em setembro de 2007, foram distribuídos 589.257 quilos de alimentos perecíveis e 3.693.905 toneladas não perecíveis. Os benefícios facilitam o dia-a-dia de famílias como a de Dinalva dos Santos, 40 anos. A casa do bairro Gravatá tem apenas quatro cômodos e 13 pessoas. “Agora temos feijão, arroz, macarrão, verdura, fruta, açúcar, fubá e café e ainda sobra dinheiro para outras despesas como o botijão de gás e material escolar dos netos”, conta Dinalva que tem renda de R$ 500,00 por mês.

Segundo a administradora da Creche Nossa Senhora do Âmparo, Maria Alves Siqueira, as doações do Banco de Alimentos garantem merenda farta para as 50 crianças. “Quando os alimentos acabam, reunimos os pais para arrecadar fundos e comprar mantimentos”, diz. A creche funciona na rua Júpiter, s/n, Gravatá, e atende menores de até seis anos. A Prefeitura ainda colabora com merenda escolar de 75 crianças matriculadas do ensino infantil.
O Banco de Alimentos é um centro de abastecimento e segurança alimentar do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes). O objetivo é arrecadar alimentos, provenientes de doações.
Os mantimentos estão fora dos padrões de comercialização, mas dentro do prazo de validade e com valor nutricional. Os produtos são recebidos, selecionados, separados, processados, embalados e distribuídos gratuitamente às 25 entidades assistenciais. Para ter o cadastro aceito junto a Sedes, a entidade precisa ter ata de fundação, plano de trabalho, atestado de funcionamento e estatuto. Atualmente, o Banco possui três fornecedores, sendo o Centro Comercial o maior deles. Fazem parte dos alimentos arrecadados, frutas, verduras e hortaliças. Também estão inclusos fubá de milho, enlatados, macarrão, feijão, manteiga e açúcar, que integram a rede dos itens doados pelos empresários. A partir de maio a entidade vai iniciar um plano de ação para aumentar a rede de doadores. A proposta é que a equipe do Banco visite o comércio local para sensibilização dos empresários.
DOAÇÕES - As doações podem ser feitas por pessoa física ou jurídica. Os interessados podem procurar a coordenação de segurança alimentar, no Banco de Alimentos, para formalizar o pedido. A entidade fica na rua Castro Alves, s/, Centro, antigo Camelódromo. O telefone é (71) 3627-5815.
O centro de arrecadação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe é composta por nutricionista, técnicos de nutrição, cozinheira, auxiliares de produção e de cozinha, num total de nove pessoas.
ENTIDADES BENEFICIADAS - As entidades contempladas pelo Banco de Alimentos são, a Escola Comunitária Emanoel, Arquidiocese da Paróquia de São Thomaz de Cantuária (ABSTC), a Creche Parque Florestal, Creche Nossa Senhora das Graças e Grupo do Bairro Comunitário de Nova Vitória (GBCONNOV), Creche Nossa Senhora do Amparo, Igreja Quadrangular, Escola Comunitária São Paulo, Casa de Recuperação Cidade do Refúgio, Associação Sagrada Família de Apoio a Comunidade Carente, Núcleo de Aprimoramento ao mais Carente, Centro de Recuperação Nova Vida, e Creche Esperança de Estiva.
Também estão incluídas a Creche Comunitária Senhora Santana, Creche Parque das Mangabas, Casa de Recuperação Renascer, Creche Carmem Mirim, Terreiro do Lemba, Associação dos Moradores da Gleba E, projeto Social Parque Verde, Terreiro Afro Ilê Baba Omin, Centro de Integração e Promoção Social, Escola Lírio dos Vales, e Centro de Recuperação Vidas Rejeitadas. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)