A II Conferência Regional de Políticas Raciais, realizada na última quinta-feira, 23, na Câmara Municipal de Vereadores, reuniu representantes de 13 municípios dos 16 que estavam previstos para comparecerem. Estiveram presentes os municípios Aramari, Água Fria, Nova Soure, Acajutiba, Conde, Irará, Cardeal da Silva, Entre Rios, Esplanada, Oriçangas, Aporá e Pojuca. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Semas.
Na conferência foram discutidas políticas públicas para a promoção da igualdade racial, reflexão sobre os princípios, diretrizes e ações aprovados na I Conferência, realizada em 2007, e, sobretudo, a eleição de delegados e as prioridades para a II Conferencia Estadual que será realizada no mês de maio em Salvador.
O prefeito Paulo Cezar, em seu discurso, falou da posição de desvantagem que a população negra do nosso país ainda ocupa, o preconceito ainda existe, mesmo o Brasil sendo um país multi-racial. “É preciso mudar essa trajetória. E isso não depende apenas dos movimentos raciais. Cada um de nós precisa enfrentar e combater o preconceito e as desigualdades, e como gestor desse município estou aqui para contribuir na formulação de políticas públicas que assegurem os direitos de todo cidadão”, concluiu o prefeito.
Na ocasião foi oferecido café da manhã, almoço, para melhor acolher os participantes da conferência. Estiveram presentes secretários do governo Um Novo Tempo (Alagoinhas), representantes de secretarias municipais, governamentais, da sociedade civil e Luci Góes da Purificação, da Promoção da Igualdade e de Políticas Públicas para as Mulheres, Sepromi. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas).