Camaçari vai contar, a partir de maio, com mais um importante projeto de combate à violência contra mulher. A inauguração do Centro de Referência da Mulher (CRM) Yolanda Pires está prevista para o dia 8, às 16h. O CRM vai beneficiar, por mês, cerca de 300 mulheres em situação de violência e vulnerabilidade, com atendimento jurídico e psicológico. A estrutura terá ainda oficinas, palestras e atividades lúdicas.
Uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, advogados e terapeutas garante assistência psicossocial às mulheres. O Centro de Referência Yolanda Pires conta com salas para atendimento psicológico, consultório, salas para assistência jurídica, administração, copa e um auditório para 80 pessoas. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro está localizado próximo a Escola Luis Pereira, no bairro Dois de Julho. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção da Mulher e da Reparação (Seprom), é responsável pela implantação do projeto em Camaçari.
HOMENAGEM - Para o prefeito Luiz Caetano, Yolanda Pires deixou um exemplo de mulher de luta. Vereadora de Salvador, dirigente de várias entidades de defesa dos direitos humanos e autora de três livros, lutou contra a ditadura e pelo restabelecimento dos direitos da população, ao lado do marido, o ex-governador e ex-ministro Waldir Pires. Yolanda Pires faleceu dia 9 de novembro de 2005. Ascom da Prefeitura de Camaçari).