Saúde investe em ações integradas para combate à dengue em Itabuna

Com o registro de 2.054 casos de dengue, até segunda-feira, 2, com quatro óbitos por dengue hemorrágica, dos quais três por confirmar sendo dois de Itororó e um de Buerarema, Itabuna investe em ações integradas no combate à dengue. Ainda essa semana, o prefeito José Nilton Azevedo Leal assina, em Salvador, um protocolo que amplia as ações em Itabuna com a oferta de atendimento especializado na rede municipal de saúde e no projeto de implantação de mais um Pronto Socorro em Itabuna.

O secretário Antônio Vieira considerou proveitoso os entendimentos iniciados semana passada com o Secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, que tem uma avaliação positiva com relação ao decreto de Estado de Emergência por parte do governo municipal. Ele também se colocou à disposição para atender a uma série de reivindicações encaminhadas através da Prefeitura de Itabuna.

Na agenda das solicitações foram destacados por Vieira o aumento da frota de veículos, inclusive do tipo fumacê, para o suporte do combate à dengue e também com relação ao aporte de mais recursos para o setor. A Sesab está encaminhando camas,colchões, soro fisiológico, soro glicosado e outros medicamentos dando suporte para a abertura de um ponto de apoio para atendimento e até internamento se necessário para crianças e adultos acometidos de dengue.
Com isso, a Secretaria de Saúde também ultima os preparativos para disponibilização de mais 18 leitos no anexo de Hemodinãmica do Hospital de Base e que começa a funcionar agora, com uma equipe de especialistas. “Itabuna terá, em carater emergencial, uma unidade de Pronto Atendimento que funcionara 24 horas por dia, faltando apenas definir o local com uma equipe de engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município para execução da obra”, destacou o secretário.
Ele informou ainda, que o trabalho de combate à dengue terá um reforço importante ainda nos próximos dias, com a cessão de um helicóptero conseguido pelo deputado federal Roberto Brito junto a uma empresa e que será usado para mapeamento das áreas foco de dengue em Itabuna. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).