Alagoinhas terá cruzamentos de semáforos de última geração

A Prefeitura de Alagoinhas e a Tráfit Indústria e Comércio Ltda assinaram contrato para a instalação de cinco cruzamentos de semáforos, de última geração, em importantes vias da cidade. A inauguração oficial está marcada para o dia 16 de março, às 18 horas. Os aparelhos constarão de painel de mensagem, e serão veiculadas quando o sinal estiver vermelho. Já foram realizados os trabalhos de infra-estrutura, como a colocação dos fios subterrâneos e contenção de eixos de passagem, estando marcada para o início da próxima semana a instalação dos semáforos, sendo um por dia.

Para o prefeito Paulo Cezar este é o começo de um trabalho para que Alagoinhas acabe com o caos no trânsito. “Mas ainda há muita coisa a ser feita e posso destacar, além dos semáforos e da sinalização horizontal e vertical, a criação da estação de transbordo, brevemente”, assegurou o prefeito. Quatro cruzamentos serão colocados em locais em que já há semáforos. Os antigos serão restaurados e colocados em outros pontos da cidade. A Praça Rui Barbosa será contemplada pela primeira vez com um cruzamento de sinais luminosos.
O superintendente municipal de Transporte e Trânsito, capitão Alberto Menezes, disse que o prefeito Paulo Cezar está se empenhando para dar à população um trânsito mais solidário. “Mas é importante que tenhamos ao lado da tecnologia um bom serviço de fiscalização. A SMTT adquiriu cinco novas motos que serão utilizadas para este serviço” disse Alberto Menezes.
De acordo com o empresário Mário Flores, proprietário da Tráfit, os cruzamentos de semáforos de Alagoinhas serão iguais aos que foram instalados nas avenidas mais movimentadas de Salvador. Explicou que nos painéis dos semáforos serão veiculadas mensagens institucionais, aproximando mais o gestor municipal da população. As mensagens serão expostas nos painéis através de um serviço de computação que requer uma senha, criptografada, em tempo real.
Nos cruzamentos haverá um controlador de tempo de veículos que registrará o fluxo de veículos e, conseqüentemente, adequará, automaticamente, o tempo de passagem em cada cruzamentos. Flores assegurou que depois de todos os cruzamento estarem ligados haverá uma sincronia entre eles, estabelecida através de satélite, via o sistema GPS. “Há estatística que comprovam que em todos os lugares em que foram implantados este tipo de semáforo houve uma redução de acidentes em 25 %”, garantiu Flores que usa uma tecnologia genuinamente brasileira. A Tráfit atua em várias capitais do país e também no exterior, como Argélia, Nigéria, Angola, Argentina e diversos países do Oriente Médio. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Alagoinhas).