Alta estação de Ilhéus contará com o projeto “Espicha Verão”

Com o objetivo de oferecer lazer e entretenimento aos visitantes e moradores após o carnaval, estimulando a permanência de turistas na cidade e gerando emprego e renda para o município, a Secretaria do Turismo de Ilhéus e a Bahiatursa realizam no dia 14 deste mês o projeto “Espicha Verão”. Programado para acontecer na avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião, com ações voltadas para atividades esportivas, culturais e sociais, o evento é fruto de entendimentos do prefeito Newton Lima com o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, e com a presidente da Bahiatursa, Emília Silva. Aberto a todas as gerações e com múltiplas linguagens artísticas, estima-se que o projeto alcance um público em torno de cinco mil pessoas entre turistas, moradores e visitantes de cidades circunvizinhas.

O secretário de Turismo de Ilhéus, Hermano Fahning, disse que a infraestrutura do “Espicha Verão” irá contar com postos de saúde com ambulância de plantão, Polícia Civil, Salva-Vidas, Corpo de Bombeiros, guarda municipal, vigilância sanitária e de informações turísticas, além de sanitários químicos, ordenamentos de ambulantes e orientação do trânsito, serviços de proteção ao menor e ao turista, linhas de transportes regulares, organização e fiscalização das áreas de estacionamento e barracas padronizadas para a venda de artesanato, comidas e bebidas típicas.
Hermano Fahning explica que as atividades propostas para o “Espicha Verão” incluem apresentações musicais, artísticas e culturais, a exemplo de homenagem ao Dia da Poesia e ao escritor Jorge Amado, bem como shows com músicos locais interpretando clássicos da MPB. Também vão ocorrer apresentações intercaladas por performances, a exemplo do Bataclan e da Casa dos Artistas, grupos de capoeira, samba de roda e maculelê, Terno de Reis, homenagem à Academia de Letras de Ilhéus e show poético-musical com o ator Jackson Costa que irá interpretar o poeta Castro Alves.
Oportunidade - Na programação, constam ainda apresentações e performances de alunos de escolas das redes pública e privada que estarão acompanhados pelo grupo Chorinho do Brasil e Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéus. No âmbito de outras atividades culturais, o público terá a oportunidade de ter acesso às feiras de artesanato – com exposição de produtos típicos da Bahia –, gastronomia – baianas de acarajé e comercialização de comidas típicas – e Feira do Sagrado.
Com relação às atividades esportivas, o secretário de Turismo de Ilhéus diz que serão realizadas competições de surf, de vôlei de dupla, futevôlei e futebol de praia (masculino e feminino). “No mesmo dia, também teremos atividades sociais e campanhas educativas sobre práticas de esportes. Iremos montar um estande da secretaria municipal de Saúde com profissionais realizando campanhas sobre o diabetes e DST-HIV-Aids, dentre outras, assim como um estande do Programa Sentinela que terá a presença de profissionais realizando campanhas contra a exploração sexual infanto-juvenil. Por fim, a Fundação-Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) enviará técnicos para realizar campanha sobre educação ambiental. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus).