Transparência regional em Itabuna

Aproximar as ações da Organização Não Governamental (ONG) Transparência Municipal dos gestores públicos de 70 municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia. É com este objetivo que a organização decidiu instalar um escritório de gerência regional em Itabuna, sob a coordenação da ex-prefeita de Camacan, Débora Carvalho Borges Santos, que esteve reunida na última sexta-feira (13) com o secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Social da Prefeitura de Itabuna, Josias Miguel. O escritório irá funcionar nas salas 233 e 234 do Edifício Marabá Center.

Ela explicou que a sua atuação como gerente regional da Transparência Municipal será no sentido de promover uma maior e melhor articulação entre os prefeitos e a ONG, visando qualificar os recursos humanos das prefeituras para que os gestores públicos possam trabalhar com mais segurança e eficiência no que diz respeito ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e outras normativas da administração municipal.
“Neste sentido, a Transparência Municipal é uma importante ferramenta para que os prefeitos possam tornar a máquina administrativa mais competente no trato da coisa pública, sem temer pelo acompanhamento de órgãos fiscalizadores e de controle social, a exemplo Tribunal de Contas dos Municípios, Ministério Público e conselhos municipais”, registra Débora. Ela observa que o foco do trabalho da ONG é assegurar aos gestores o cumprimento dos princípios constitucionais da Administração Pública e a modernização administrativa, com capacitação e acesso às novas tecnologias.
Quanto ao seu trabalho de articulação, a ex-prefeita acredita que não será uma tarefa difícil devido à experiência acumulada por ela quando ocupou o cargo de presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc). Débora ressalta que a Transparência Municipal já tem resultados bastante significativos em diversos estados brasileiros, além da Bahia, inclusive ajudando as administrações municipais a criarem programas de transparência administrativa e de acesso à informação pública. Isto, segundo ela, tem ajudado na melhoria do serviço prestado aos contribuintes e aos cidadãos dos municípios. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna).