Empresas anunciam intenção de construir fábricas em Ibicaraí

O prefeito Lenildo Santana buscará o apoio do governo do estado para assegurar a instalação de indústrias do segmento têxtil em Ibicaraí. Pelo menos duas empresas já demonstraram interesse em se instalar no município sul-baiano e integrar um projeto do governo Wagner de implantação do pólo têxtil na região. As empresas interessadas possuem indústrias em São Paulo e no Paraná.

Executivos das empresas especializadas em roupas femininas visitaram Ibicaraí, na semana passada. Eles tiveram reuniões com secretários municipais e, na Câmara Municipal, fizeram exposição do projeto de instalação das unidades em Ibicaraí. O prefeito Lenildo Santana disse que a idéia é aproveitar o potencial do município, que já abrigou um pólo de confecções. "Já estamos conversando com o governo estadual para garantir as condições necessárias para que as fábricas sejam instaladas em Ibicaraí".
Após a apresentação do projeto por parte dos empresários, uma comissão visitou áreas disponíveis para a reativação do pólo ibicaraiense de confecções, às margens da BR-415, próximo do portal de acesso ao município. Os investimentos vão mobilizar mão-de-obra local (costureiras e bordadeiras, por exemplo) e a parceria com o governo local garantirá a capacitação dos profissionais.
O secretário de Administração e Finanças, Hélio Barberino, apresentou aos empresários os incentivos que podem ser concedidos pelo município e a documentação da área pretendida para o empreendimento. "O governo municipal tem como prioridade o estímulo à geração de emprego e renda. Estamos caminhando nesse sentido", disse Hélio.

Lenildo Santana disse que o município não pode mais pensar em crescer sem a atração de empreendimentos que gerem um maior número de postos de trabalho. No passado, lembrou, a cidade produzia uniformes escolares e esportivos e o pólo de confecções acabou por falta de estímulo governamental e de projetos para garantir mercado à produção local. Segundo ele, agora há uma nova realidade e os projetos serão executados sem perder de vista a capacidade regional do parque têxtil regional. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ibicaraí).