Conselhos Locais de Saúde: um espaço de participação popular

Desde 1997, um novo modelo para a saúde começava a ser desenhado. Com a municipalização e os constantes investimentos na melhoria e ampliação dos serviços, Vitória da Conquista tornou-se referência para todo o Estado. A partir de 1999, foram criados importantes espaços para a participação popular no Sistema Único de Saúde: os Conselhos Locais de Saúde, que estão possibilitando às pessoas participar diretamente na definição das políticas públicas do setor.

Hoje, funcionam em Vitória da Conquista 35 Conselhos Locais, 15 na zona rural e 20 na zona urbana, todos formados por representantes da população e funcionários das unidades de saúde. Através de discussão conjunta, os conselheiros procuram levantar e resolver os problemas de saúde das localidades e mobilizá-las para as atividades desenvolvidas nas unidades, além de fiscalizar a aplicação das políticas de saúde e propor treinamentos e capacitações para os funcionários.
A atuação dos conselhos locais não se limitam a área da saúde, mas envolvem todos os tipos de ações que visam promover o bem-estar da população. Para a coordenadora de controle social, Sara Barros, os conselhos procuram pensar a saúde de maneira ampla. “As políticas de saneamento básico, meio ambiente e educação interferem diretamente na saúde da população, afinal, saúde não é apenas a ausência de doença, mas envolve políticas de prevenção e proteção a saúde”.
Os conselhos locais se reúnem uma vez por mês e também realizam reuniões extraordinárias quando necessário. Qualquer pessoa pode participar levando sugestões e problemas da comunidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista).