Equipe do CRAS divulga entidade para conhecer demanda

Desde que foi implantado o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, que a equipe de profissionais contratada para trabalhar no órgão, tem realizado visitas às entidades e associações comunitárias do município, bem como promovido reuniões visando levar ao conhecimento da população a verdadeira função dessa novidade para o município. Dentro da programação, aconteceu às 15 horas da tarde de domingo (11/04), uma reunião na Associação dos moradores dos bairros Alto Caiçara e Sol Nascente. Contando com boa participação popular, a reunião além de divulgar o CRAS, ainda discutiu projetos importantes como “minha casa, minha vida”, “mutirão social” e os cursos do SENAC que são oferecidos em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

Avaliando a reunião como positiva, o Presidente da Associação dos Moradores dos Bairros Alto Caiçara e Sol Nascente Antonio Fernandes Marinho, comentou que “sem o trabalho conjunto da secretaria não se poderia fazer muita coisa na área social.”, disse, ressaltando ainda que aquele “era um momento único para se conhecer os anseios e necessidades da população”, Antonio esclareceu ainda que os bairros que compreendem a Associação contam com mais de 5.000 pessoas e 1.180 famílias, “mas que infelizmente nem todos pensam da mesma forma, não valorizam esse momento tão importante para a melhoria da vida comunitária”.

A Secretária de Assistência Social Graça Cotrim falou sobre o empenho da secretaria da assistência social em melhorar a qualidade de vida da população, ‘ só não cresce quem não quer, pois a secretaria tem buscado incansavelmente implantar cursos e projeto voltados a capacitação e geração de emprego e renda da população”, disse ela, comentando que brevemente o Mutirão Social trará 50 cursos gratuitos para atender as demandas da população.

Com referência ao CRAS, configurando como uma conquista na área social Graça Cotrim enfatizou que se trata de “uma unidade pública estatal de base municipal que atua com as famílias e seus membros em condições vulneráveis, prevenindo os riscos e evitando que as famílias e seus membros tenham seus direitos violados”. “O CRAS contribui com o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentado seu protagonismo, dessa forma, identifica as reais demandas, com o propósito de ofertar uma proteção social básica”, completou Valda Márcia, Assistente Social da Unidade.

Participaram ainda da reunião: O Chefe de Gabinete da Secretaria de Assistência Social Francisco Donato, a Coordenadora do SENAC Madalena Cotrim, O Chefe da Divisão Comunitária Haroldo Barros e a Coordenadora do CRAS, Núbia Nunes e as estagiárias. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Guanambi)