Reuniões periódicas tratam do aterro sanitário municipal

O Aterro Sanitário Municipal é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Nele são dispostos resíduos domésticos e comerciais. Dessa forma, para que o local cause o menor impacto ambiental possível, a administração municipal vem implantando procedimentos que constantemente são discutidos e cobrados em reuniões periódicas com o Prefeito Euvaldo Rosa, como a que aconteceu na manhã de hoje, 12, no próprio aterro municipal. "Esses são momentos onde discutimos a rotina do aterro, buscando avanços contínuos. Já melhoramos muita coisa, mas ainda temos muito a fazer", revelou o Prefeito.

O projeto de reestruturação do aterro está sendo uma prioridade dentro da administração municipal e conta com uma equipe especializada, que planeja, organiza e faz um acompanhamento diário de todo o trabalho com o lixo municipal. "É um trabalho feito com muita seriedade e comprometimento, embora as melhorias apresentem resultados gradativos. Tenho certeza que daqui a algum tempo nosso aterro sanitário será referência não só para a região, mas para todo o Estado", destacou o Secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio ambiente, Edson Diniz.

De acordo com a Engenheira Ambiental, Mila Wanderley, o cuidado com o aterro, além do benefício ambiental, tem grande impacto para saúde pública. "Essas melhorias também atingem diretamente para a saúde da população, já que reduzem os focos de vetores transmissores de doenças", explicou. Na ocasião, foram discutidos assuntos como recebimento, disposição e recobrimento de resíduos; cobertura diária e final dos resíduos; drenagem interna e superficial; lagoas de estabilização e queima de gases; além de monitoramento e manutenção.

Equipe - Além do Prefeito, do Secretário de Agricultura e da Engenheira Ambiental, participaram também da reunião a engenheira ambiental, Mila Wanderley; a secretária de ação social, Dalva Mercês; o diretor de Indústria e Comércio, Antônio Galvão; a diretora de agricultura, Maria de Fátima; o Diretor de Serviços Públicos, João Coni; o coordenador da Feira Livre, Osias Lopes; o Encarregado de Terraplanagem do Aterro, Edvan Almeida; o assessor administrativo da Secretaria de Agricultura, Marcos Amparo; além do representante da GSS Ambiental, Edmilson da Silva. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus)