Ilhéus protocola pedido de revisão territorial

O município de Ilhéus protocolou junto à Superintendência de Estudos Sócio-Econômicos da Bahia - SEI (Protocolo nº 140110000554712) pedido de revisão dos seus limites territoriais, após conhecer o resultado do novo mapeamento estadual que, por equívocos, trouxe prejuízos para o município, com perda de áreas. Ao encaminhar o pedido, o prefeito Newton Lima salientou a importância de que, no momento da execução dos serviços de revisão, o levantamento seja feito com acompanhamento de representantes dos municípios limítrofes, no intuito de que tudo seja realizado às claras e que não paire dúvidas sobre a decisão final do estudo, conforme correspondência enviada aos prefeitos de Uruçuca, Aurelino Leal, Itapitanga, Coaraci, Itajuípe, Itabuna, Buerarema e Uma.

No caso específico de Ilhéus, os equívocos identificados situam-se basicamente nas divisas com o município de Buerarema, na área Sudoeste; com o município de Uruçuca, na região do Sargi e ainda na região do distrito de Banco Central. Esses erros cometidos na elaboração do novo mapa territorial ocorreram, principalmente, por que várias locais ou até mesmo regiões, com o passar dos anos, foram alterando tanto o aspecto topográfico como também aconteceram mudanças de nomenclaturas.

No que se refere aos limites entre Ilhéus e Itabuna, não existe problema de equívoco, mas sim, de conurbação urbana, ou seja, grande área do bairro da Califórnia, pertence legalmente a Ilhéus, desta forma, como todos os serviços públicos são oferecidos por Itabuna, tem ocorrido, ao longos desses anos, uma acomodação pacífica entre os municípios. É determinação do prefeito Newton Lima encontrar uma solução para esse problema, de forma conjunta, para garantir o direito de ambos os municípios, “que deverão estar cada vez mais unidos na busca de soluções dos problemas comuns, inclusive visando a futura região metropolitana, num futuro bem próximo”, concluiu o prefeito, antes do seu embarque para a Itália.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)