UPA - Um sonho do povo de Poções vira realidade

O sonho de ser atendido nos casos de urgência e emergência agora passa a ser realidade. Um compromisso de campanha, o prefeito Luciano Mascarenhas recebeu segunda feira (19), os prefeitos associados da Amirs, Secretários Municipais, autoridades religiosas e a população para o ato histórico de construção da Unidade de Pronto Atendimento de Poções.

A Unidade de Pronto-Atendimento UPA 24h será instalada no bairro Indaiá. Segundo Luciano Nunes da JNS Engenharia, o prazo para conclusão da obra será de 90 dias, se as condições climáticas forem favoráveis até o final do período, a UPA deve ser inaugurada em agosto. A UPA irá atender toda a micro região, pois o local foi escolhido mediante estudos realizados sobre densidade populacional da região, dentre outros critérios que foram avaliados, como a melhor localização. Nessa unidade, serão realizados serviços médicos e de enfermagem, contando com uma equipe de dois médicos plantonistas 24 horas, para atendimento, principalmente urgências. As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

Na solenidade estiveram presentes os prefeitos, Gazo de Bom Jesus da Serra, Helio de Mirante e Dr. Marival de Nova Canaã, ambos representando a Amirs. Os secretários, Robson Nery (Finanças), Vera Mascarenhas (Educação), Jorge Luiz (Infraestrutura), Dr. Gilvan Pereira (Saúde), Mariana de Carvalho (Assistência Social) e Mateus Cruz (Agricultura). O legislativo marcou presença com os vereadores, Nelson Machado, Vilmar Leite, Nino Aprígio, Gircelio Mascarenhas, Joaquim Moreno e Clemente Chaves (Kelé). Presentes também diretores e vices da rede municipal, chefes e coordenadores de órgãos do município e a população em geral.

No ato ecumênico o pastor Luciano representou os evangélicos e durante as suas palavras disse: “esta obra vem pelas mãos de Deus para este povo sofrido e que vem clamando por um atendimento melhor na saúde e por isso também agradeço ao governo na administração do prefeito Luciano”, concluiu o pastor. Já o padre Estevam Santos que na solenidade ecumênica representou os católicos disse em suas palavras: “O povo sofre, mas Jesus ensinou a Pedro e seus trabalhadores a pescar o peixe em sua nova pescaria sobre a orientação do nosso Pai e hoje a gente pode ter esperança, pois da UTI que vive a saúde do povo Brasileiro, Poções também não é diferente, mas esperamos que agora seja aliviado este sofrimento com a construção desta unidade”, afirmou o pároco.

O prefeito Gazo de Bom Jesus da Serra falou em nome dos colegas associados da Amirs: “estamos unidos para levantar o progresso das cidades da nossa micro região e o exemplo estar começando hoje e aqui em Poções, que volta a ser a sede do nosso pólo administrativo”, falou Gazo. O vereador Vilmar Leite, líder do Governo na Câmara, disse: “é um orgulho para o povo de Poções e a nossa parcela como legislador é ajudar o prefeito a levantar recursos para os bons projetos e este resume o esforço do governo em cuidar da saúde da população”, concluiu Vilmar. Para o Dr. Gilvan Pereira, Secretário de Saúde: “todo governo que volta suas ações para o povo, pode vim agora e dizer que o sonho deixou de ser sonho e agora é realidade, na historia de Poções mais este registro. Não é fácil fazer a saúde do Brasil, mas aqui em nossa cidade não estamos medindo esforços para atender a saúde básica da população e com a UPA daremos um passo para aliviar este sofrimento”, disse Gilvan.

O vice-prefeito Dr. José Schettini, muito emocionado disse: “hoje, o esforço, as reuniões e a vontade de realizar, não só do prefeito Luciano, mas de toda a nossa equipe e a esta, eu agradeço pelo ano de 2009, ao lado do Conselho Municipal de Saúde e dos prefeitos da Amirs, juntamos as forças e tiramos hoje do papel o sonho do povo em ter a sua unidade de urgência e emergência”, concluiu Dr. José. Firme nas palavras, mas focado no seu projeto de governar Poções, não para um grupo ou pessoas e sim para todos da sede e da zona rural, o prefeito Luciano Mascarenhas começou a falar do ato: “estamos hoje realizando o sonho do povo, vim para fazer de Poções o que necessita a população e foi para isso que fui eleito por vocês, plantei a semente, reguei a árvore e hoje estamos começando a colher os frutos. Não foi atoa que na campanha visitei casa por casa, prometi pagar o voto de todos, mas com obras e benefícios e aqui estar, na saúde a construção da UPA e de 3 novos PSFs. Estou trabalhando para o meu povo de Poções e é a ele que eu devo e estou pagando, não com beneficio pessoal ou para grupo, e sim para os quase 50 mil habitantes de minha Poções que eu tanto amo. Sei que muitos não querem o bem de Poções e tenha certeza padre Estevam, que as suas palavras mim confortam e estimula para continuar a fazer de tudo para o bem deste povo e peço a todos que continue orando, fazendo bem e ajudando o governo a fazer cada vez melhor e levar os benefícios para todos, em especial os mais carentes”, concluiu Luciano.

Ao abençoar as obras da UPA, tanto o padre Estevam com o pastor Luciano, emocionaram os presentes, houve lágrimas, risos, aplausos e a felicidade em cada rosto, desde a criança até os integrantes do Grupo Fonte de Vida. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções)