Recomendações para combater poluição

A comissão instalada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais para estudar todos os problemas e origens da poluição que atinge o rio Jacuípe apresentou um relatório ao secretário Antônio Carlos Coelho, no mês de março, solicitando diversas providências por parte de órgãos do Estado e do Município. Desde então, todas as recomendações foram tomadas por parte da Secretaria, atendendo o pedido da comissão. Agora a expectativa do secretário é que todos os órgãos solicitados sigam as orientações para melhorar a qualidade de vida dos moradores ribeirinhos do rio Jacuípe.

As investigações foram compostas por uma comissão de técnicos e começaram no mês de novembro de 2009, depois que a Associação dos Produtores Rurais e Pescadores do Distrito de João Durval Carneiro apresentou denúncia à Secretaria, inclusive sobre a morte de peixes no povoado de Fazenda Mergulho. Nas recomendações dos técnicos, a Embasa foi um dos órgãos apontados. Eles sugerem que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento realize um análise da água lançada ao rio pela sua unidade de tratamento, a partir da estação conhecida como Viveiros II.

“Solicitamos as providências à Embasa e já encaminhamos o relatório ao prefeito Tarcízio Pimenta. Na próxima audiência vou tratar com ele sobre a poluição do rio Jacuípe e seus afluentes para que o prefeito apresente suas sugestões e providências”, afirma Coelho. Além disso, os técnicos recomendam que seja reiterada a solicitação da cópia da análise feita pelo Instituto do Meio Ambiete (IMA). “Estamos aguardando o resultado da análise da água, que foi encaminhado através do IMA. Espero que a gente tenha uma resposta o mais breve possível”, disse.

O estudo também orienta, conforme o secretário Antônio Carlos Coelho, que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano coordene um mutirão de informação e fiscalização para notificar as residências cujos esgotos são lançados para os canais de macrodrenagem do conjunto Feira X e da avenida do Canal. No âmbito da Educação Ambiental, a comissão propõe que uma equipe de educadores do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Públicos realize ações educativas nas residências próximas aos canais do conjunto Feira X e da avenida do Canal.

Ações - Também solicita que o Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente intensifique ações junto às escolas situadas nessas localidades. “O professor e diretor deste Departamento, Horácio Amorim, está fazendo isso junto a rede municipal de ensino, principalmente nas escolas mais próximas aos canais de macrodrenagem e do rio Jacuípe seus afluentes”, assegura o secretário.

Solicitou-se ainda a criação de uma comissão interdisciplinar no sentido de buscar a preservação do rio Jacuípe, composta pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Educação, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, e Secretaria de Governo.

Foi recomendado ainda a contratação de alguns assistentes sociais para atuar junto à população dessas localidades, visando explicar a importância da ligação de suas casas na rede de esgoto e do tratamento do esgoto sanitário para a melhoria na qualidade de vida.

440 casas disponibilizadas. A Secretaria de Habitação divulga, na manhã desta quinta-feira (8), a relação das 485 pessoas convocadas pela Caixa Econômica Federal para adquirir unidade habitacional do programa “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal.

Estão disponibilizadas em Feira de Santana 440 unidades. A pessoa convocada que já participa de outro programa vinculado à Caixa Econômica está automaticamente excluída. Segundo a instituição, 3% das casas são destinadas a idosos, 3% a deficientes, 25% com até três critérios e 75% com quatro ou cinco critérios. Dentro de três meses, aproximadamente em junho, a Secretaria de Habitação divulgará, juntamente com a Caixa, novos contemplados do programa “Minha Casa Minha Vida”, com mais 400 pessoas.

Para maiores informações, a Secretaria de Habitação funciona na avenida Sampaio, centro, e atende pelo número (75) 3223-7044. A lista completa estará disponível no site da Prefeitura: www.feira.de.santana.ba.gov.br