Ponte Guimarães Rosa é um novo marco na história de Carinhanha

Para Chica do PT, só quem mora em Carinhanha sabe o que esta ponte significa em suas vidas. “Quando se precisa de serviços médicos, quando se tem uma necessidade urgente de ir a Guanambi e que, a partir de agora, não depende mais de balsa para atravessar o Rio São Francisco, é que se vê como a vida melhorou com essa nova obra”, lembra Chica.

Segundo a Prefeita isso só foi possível devido a uma conjugação de fatores que tornaram possível a inversão de prioridades nos investimentos públicos.

A ponte interligando as cidades de Carinhanha e Malhadas, no oeste baiano, foi recebida pela população local. Esta foi a primeira vez que os moradores dos municípios interligados e região caminharam sobre o novo acesso, que passa sobre o rio São Francisco, antes só possível pelo o uso de embarcações.

Cerca de 300 mil pessoas de diversos municípios da região serão beneficiadas com a iniciativa, que viabiliza um novo caminho de integração da Bahia ao lado da futura Ferrovia Oeste-Leste.

Esta ponte com sua beleza e importância será de fundamental importância também para o escoamento dos produtos da agricultura familiar e para o turismo e a cultura da região.

Guimarães Rosa, autor do clássico livro brasileiro, “Grande Sertão, Veredas”, desenvolve seu romance nessa região e cita o Rio Carinhanha várias vezes em sua obra. O seu livro que já foi objeto de filme e série de televisão.

“Essa ponte não é só uma obra de concreto, ela cumpre uma função social de vastas proporções. Agora, por exemplo, não veremos mais uma mãe ganhar seu filho dentro de uma canoa em pleno século XXI”, ressaltou a prefeita de Carinhanha, Francisca Alves, conhecida como Chica. (Prefeitura de Carinhanha)