Juerana promove Festival do Guaiamum e Frutos do Almada

A Associação de Moradores da Vila Juerana, localizada na zona norte de Ilhéus, realiza entre os dias 23 e 25 de Abril o III Festival do Guaiamum e frutos do Almada, a festa de maior movimentação turística da comunidade. O evento envolve todos os moradores, estimulando o turismo na Vila e conscientizando a população e visitantes sobre a preservação ambiental da região.

O festival terá uma programação diversificada, que inclui um variado menu para degustação, shows e eventos esportivos. A programação começa com a disputa de caiaques pelo rio Almada. Os visitantes também poderão andar de canoa, conhecendo o lindo visual dos manguezais. Mas o ponto forte dos três dias de festa é o concurso de guaianum, no qual competirão as cabanas que fazem os pratos típicos com o crustáceo. Eles serão avaliados quanto a beleza e o sabor da iguaria por um júri formado por frequentadores das barracas.

O evento contará ainda com shows e sorteios de brindes. “Este festival reforça que nossa região tem um grande potencial e pode se transformar em pólo de turismo, com ótima culinária, belezas naturais e muita alegria”, disse a presidente da associação, Cleidimara Coelho.

O Festival de Guaiamum recebe visitantes de Ilhéus e regiões próximas, como Itabuna, Itacaré, Serra Grande e outras cidades do sul da Bahia, além de turistas que visitam estas localidades.

Sobre o guaiamum- Também chamados de caranguejo-mulato-da-terra e fumbamba, o crustáceo é muito encontrado no Nordeste e Sudeste do Brasil. Seu habitat preferido é o mangue, normalmente em terreno arenoso. Grande, essa espécie de caranguejo possui carapaça azul, com cerca de 10 ou mais centímetros. A fêmea, na época de desova assume a coloração do casco e dedos em tons na cor creme ou amarelada. O macho, bem maior, tem a coloração do casco em tom azulado. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)