Vários serviços foram oferecidos à comunidade da Barra durante o Dia Internacional da Mulher

Durante toda a segunda feira (8 de março), quando várias partes do mundo comemoraram o Dia Internacional da Mulher, várias ações e atividades foram promovidas através de uma ação conjunta formalizada entre a Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, e a Associação de Moradores da Barra de Itaípe. Na quadra de esportes do bairro, as moradoras da comunidade puderam desfrutar de atendimento odontológico, serviços estéticos variados, como maquiagem, corte de cabelo e massagem corporal, distribuição de brindes e cestas básicas, orientações de saúde e informações sobre o programa Bolsa Família, além de palestras e ações preventivas de combate à dengue e às DSTs.

Segundo o presidente da Associação de Moradores da Barra, Denis Lima, a parceria com o Cras e o Programa Saúde da Família (PSF) “traz resultados positivos para a comunidade, uma vez que, através dos cursos e oficinas oferecidos pelos referidos projetos, os próprios moradores se transformam em voluntários e colaboradores”. Na opinião da moradora Ivete Silva, de 55 anos, “o atendimento fornecido pelo PSF e pelo Cras é de grande importância para as pessoas, que, muitas vezes, precisam de orientação e da prestação de serviços verdadeiramente eficientes”. Já para a coordenadora do Cras da Barra, Therezinha Severino, a participação do projeto é sempre válida em eventos como esse. Segundo ela, “a equipe do Cras tem se esforçado para atender a população e ajudar da melhor forma possível toda a comunidade”, informou.

Programa do governo federal, o Cras é uma unidade pública da política nacional de assistência social. Integrante do Suas (Sistema Único de Assistência Social), o projeto é implantado em áreas com índices elevados de vulnerabilidade e risco social. O objetivo é oferecer serviços e programas sócio assistenciais de proteção social básica às famílias e aos indivíduos, visando a materialização destes serviços no seu território de abrangência, além de uma atuação intersetorial visando potencializar uma maior proteção social. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)