Pesquisadores que participam de Conferência Internacional visitam Pólo de Informática de Ilhéus

Pesquisadores suecos, portugueses, finlandeses, espanhóis, norte-americanos e de várias outras nacionalidades, além de professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) visitaram na manhã de terça-feira (09) as instalações de algumas empresas que integram o Pólo de Informática de Ilhéus, localizado no bairro do Iguape. A visita foi uma das atividades previstas na programação da XI Conferência Internacional de Educação em Engenharia e Tecnologia – Intertech 2010. O evento, que acontece pela primeira vez na Bahia, está sendo realizado em Ilhéus desde o último dia 07, através de uma parceria entre o Conselho de Pesquisas em Educação e Ciências (COPEC), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletro-eletrônica de Ilhéus (Cepedi), Uesc e Faculdade Madre Thaís.

O Intertech 2010 reúne até a próxima quinta-feira (11) pesquisadores, especialistas, representantes de universidades e institutos de pesquisa engajados com o desenvolvimento científico de diversas partes do mundo. Com o tema “Educação em Engenharia e Tecnologia Inovando para o Crescimento”, o evento tem o objetivo de promover debates que possam auxiliar nos esforços dos cientistas, educadores e profissionais cujos objetivos são o de melhorar a educação em engenharia e tecnologia. Até o dia 11, os congressistas participam de seminários, sessões especiais interativas, sessões plenárias e com oradores de vários países, além de uma programação cultural diversificada.

Para o diretor do Cepedi e um dos coordenadores do Congresso, Jauberth Abjaude a vinda de profissionais altamente conceituados no mercado internacional para Ilhéus “significa um grande passo, inclusive por proporcionar novas trocas de experiências e conhecimentos entre os profissionais. Outro ponto positivo do evento é proporcionar a oportunidade dos visitantes conhecerem melhor nossa realidade, acompanhando mais de perto nosso crescimento, sobretudo, em tecnologia”. Ainda de acordo com Jauberth, na tarde desta segunda-feira deve ser assinado um convênio de cooperação técnica, científica e educacional entre a Uesc e as Universidades de Minho (Portugal) e a de Cincinnati (Estados Unidos) “com o objetivo de facilitar o intercâmbio entre os estudantes desses três países e principalmente de alunos brasileiros aos cursos de mestrados e doutorados dessas universidades.

Pólo de Informática – Durante a visita, o presidente do Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna, Gentil Pires também ressaltou a importância do evento para Ilhéus. “O evento desse porte é muito interessante para Ilhéus, na medida em que os pesquisadores podem levar o nome da nossa cidade para o exterior, além de colaborar com pesquisas que resultem em melhorias para alavancar nossa economia”. Ainda de acordo com Gentil “esta visita vem como forma de consolidar a importância do Pólo de Informática como um dos setores mais fortes economicamente para a região”. O Pólo de Informática de Ilhéus integra um total de cinqüenta e sete empresas, ligadas principalmente ao ramo da informática. Sua produção responde a 12% da produção nacional. No roteiro da comitiva, visitas à Uesc, às empresas de informática Invix e Login, entre outros. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)