Em seu discurso, o senador confirmou o que a Confederação Nacional de Municípios (CNM) já havia identificado. Houve uma queda no FPM quase que proporcional à queda da arrecadação, explicada, principalmente, pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos. E ele pediu atenção a três proposições em tramitação que tratam do tema, que são:
* a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 9/009) que sugere que sejam automaticamente compensados quaisquer benefícios tributários concedidos pela União que afetem negativamente as receitas devidas a Estados e Municípios;
* o projetos de lei do Senado 137/2009 que determina a criação do Fundo de Assistência Financeira Emergencial aos Municípios;
* o PLS 193/2009 que propõe a criação do Fundo de Atendimento às Situações de Emergência Decorrentes de Calamidades Públicas.
De acordo com Maciel, o objetivo é proteger Estados e Municípios das variações negativas de que são vítimas os fundos constitucionais, em decorrência, sobretudo, das estratégias tributárias praticadas pelo governo federal. Ele frisou que mais de 80% dos Municípios brasileiros, especialmente os das regiões Norte e Nordeste, têm no FPM sua principal fonte de recursos. (Fonte: CNM com informações da Agência Senado)