Prefeito anuncia metas para 2010 e faz balanço da gestão

A construção da Vila Olímpica, revitalização de Arembepe, Itacimirim e Barra do Jacuípe, mais a ligação entre o bairro dos 46 e a avenida Comercial são algumas das importantes obras a serem iniciadas este ano em Camaçari. A informação foi dada pelo prefeito Luiz Caetano durante a abertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores, na tarde da última quinta (18/02). Na ocasião, Luiz Caetano falou também da construção de uma alça no Viaduto do Trabalhador para dar maior segurança ao trânsito, implantação de novos postos de Saúde da Família (PSFs), do CAPS 3 (Centro de Atenção Psicossocial) e do Pronto-Atendimento (PA) do bairro Gravatá, reforma dos cemitérios e cadastramento de todos os logradouros do Município.


O prefeito abriu os trabalhos da Câmara de Vereadores falando sobre o ano de 2009, período de grande dificuldade por conta da crise econômica mundial. “Camaçari passou bem pela crise. Mesmo com tantos problemas e restrições, a minha equipe de governo fez um trabalho de qualidade e satisfatório.” O prefeito agradeceu ao governador Jaques Wagner pelo trabalho realizado e os esforços voltados para o desenvolvimento da Bahia. Durante a sessão, Caetano apresentou, em primeira mão, o vídeo de volta às aulas da rede municipal. Ele destacou a importância de investir em educação para desenvolver e transformar a sociedade. Hoje, Camaçari é destaque e referência regional na área, com equipamentos educacionais de qualidade e professores capacitados.


Mesmo com todos os contratempos ocorridos na área da saúde, com a saída dos profissionais da Fapex e do Reda, Camaçari conseguiu suprir a demanda através da convocação de concursados. O prefeito falou também da inauguração do Cuidar, importante equipamento de saúde especializado, da reforma e ampliação da emergência do Hospital Geral de Camaçari (HGC). O prefeito lembrou também das importantes iniciativas habitacionais desenvolvidas ao longo de 2009, como a entrega de 559 escrituras nos bairros Piaçaveira, Gleba E e Ficam, a construção de imóveis pelo PAR (Programa de Arrendamento Residencial) e a inscrição no programa federal Minha Casa, Minha Vida.


Na área de desenvolvimento econômico, Caetano falou que a Casa do Trabalho será transformada em Cidade do Trabalho, oferecendo cada vez mais cursos e oportunidades para todos os moradores do Município. Ainda segundo ele, o crescimento industrial e de serviços é bastante expressivo. Em 2005, Camaçari possuía 201 industrias. Hoje, o número saltou para 336. Na área comercial, eram 1.504 pontos, hoje 2473. A presidente da Câmara de Vereadores, Luiza Maia, falou que o ano passado foi muito importante. Mais de 250 sessões foram realizadas na Casa. Para 2010, os vereadores terão pela frente muitos desafios. Pela primeira vez, em 62 anos de existência, a Câmara irá realizar um concurso público.


A abertura dos trabalhos legislativos contou com a presença de secretários municipais, da diretora do Hospital Geral de Camaçari, Dorilda Vasconcelos, do delegado da 18ª Delegacia de Polícia, Clayton Leão, lideranças comunitárias e moradores. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)