Audiência pública em Ilhéus debaterá construção da ferrovia Oeste-Leste

No próximo sábado, 27, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, será realizada uma audiência pública, a partir das 19 horas, com a finalidade de se debater a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que vai ligar o sul do estado de Tocantins ao município de Ilhéus, na Bahia. A audiência está sob a responsabilidade da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, juntamente com o Ibama e Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ilhéus (COMDEMA), e contará com as presenças do prefeito Newton Lima, senadores, deputados federais e estaduais, além de secretários e vereadores.


É através de audiências públicas que o Governo Federal vem divulgando a implantação da ferrovia, com todas as providências que estão sendo adotadas, principalmente os aspectos relacionados com o meio-ambiente, uma das maiores preocupações dos técnicos. A expectativa é que a construção da ferrovia tenha início ainda neste primeiro semestre de 2010, integrando-se ao Projeto Intermodal que ainda conta com a implantação de Porto Sul e de um aeroporto internacional, ambos também dentro do território ilheense, na zona norte da cidade.


CONDEMA – Além de participar da audiência sobre a ferrovia, o Condema realizará no dia anterior, sexta-feira, 26, mais duas reuniões. A primeira acontece às 14 horas, no auditório da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), para se discutir o licenciamento solicitado pela empresa Mirabela Mineração do Brasil Ltda., que pretende iniciar, ainda este ano, a exportação de níquel pelo Porto Internacional de Ilhéus; e a segunda, será realizada no auditório da Fundação Cultural, às 20h30min, com o Conselho Gestor da APA da Lagoa Encantada, com a finalidade de analisar o licenciamento para implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)