Plano Local de Habitação e Interesse Social em Alagoinhas

A Audiência Pública realizada pela equipe de técnicos da Universidade Salvador -UNIFACS, entre eles urbanistas e arquitetos, que apresentarão a metodologia do Plano Local de Habitação e Interesse Social – PLHIS do Ministério das Cidades, que visa garantir à população de baixa renda, o acesso à moradias dignas.


É necessária a participação popular, representada por sindicatos, associações de bairros e outras entidades, sendo esse um dos requisitos estabelecidos pelo Ministério das Cidades para que aos municípios possam captar os recursos necessários.


O PLHIS faz parte das políticas públicas do Governo Federal em parceria com as prefeituras, para buscar soluções na melhoria de habitações. Pretende-se, através do Plano, detectar as necessidades de moradia existentes no município, as que precisam de reparos. O plano instituído pela lei federal 11.124/2005, tem como proposta principal, planejar as ações do setor habitacional, atendendo às famílias que vivem em habitações inadequadas e sem estrutura.


Os recursos são repassados para as prefeituras, que executam as ações de acordo com as necessidades habitacionais locais, que são identificadas pela empresa habilitada. No caso de Alagoinhas, a instituição responsável pela elaboração do Plano é a UNIFACS. (Prefeitura de Alagoinhas)