Conquista dá mais um importante passo para implantação do Projeto Cidade Digital

O prefeito Guilherme Menezes, a secretária da Transparência, Nadjara Régis, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Eduardo Ramos, a Universidade Estadual do Sudoeste (UESB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA, antigo Cefet) assinaram um protocolo de intenções para interiorizaçào das açòes da Secti no município e de implantação do programa Cidade Digital.


O secretário Eduardo Ramos elogiou o pioneirismo da Prefeitura de Vitória da Conquista e afirmou que o município será a primeira cidade digital do estado. “Considero que Vitória da Conquista tem plenas condições de ser uma cidade líder em termos de desenvolvimento e modernização no estado da Bahia”.


“É um momento importante, em que a Prefeitura, juntamente com a Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, IFBA e UESB estão pensando o desenvolvimento de Vitória da Conquista de forma articulada. Queremos alcançar com este projeto todos os âmbitos do município, primeiro no âmbito da educação e da saúde e depois estendendo para toda a comunidade”, afirmou o prefeito.


Cidade digital - O Cidade Digital é um amplo projeto de tecnologia de comunicação que vai permitir que a Internet faça parte da vida cotidiana, democratizando o acesso aos conteúdos e serviços da rede mundial. O projeto tem o objetivo de fornecer uma solução de infra estrutura e gestão de rede de comunicação de dados, baseada em wireless, que permita o uso de serviços públicos dos governos nas esferas Municipal, Estadual e Federal, além de promover acesso à internet.


Governo Eletrônico – O Projeto Cidade Digital prevê três eixos: o primeiro, chamado de Governo Eletrônico, vai integrar a gestão e a comunicação interna dos diversos setores da Administração Municipal, por meio da criação de portais, além de permitir o acesso da população a vários tipos de serviços.


O segundo eixo é o fomento ao Pólo de Tecnologia, já existente na cidade, que vai permitir às empresas do setor melhores condições para prestar serviços na área de manutenção de equipamentos, infra estrutura digital e de desenvolvimento de programas.


A Inclusão Digital da população é o terceiro eixo do projeto. Essa ação prevê a criação de centros comunitários de acesso à Internet nos mais diversos pontos da cidade, beneficiando, principalmente, as áreas mais carentes. (Prefeitura de Vitória da Conquista)