A mais importante obra da história de Camaçari está em fase adiantada na orla marítima. Nas localidades de Guarajuba, Monte Gordo, Itacimirim e Barra do Pojuca foram realizadas 61,19% das intervenções para implantação da rede de esgoto. A previsão é de que até o final deste ano, a população conte com tratamento sanitário. Dos 130,03 quilômetros de rede coletora e condominial previstos no projeto, as localidades contam com 79,77 quilômetros concluídos. Atualmente, 15 elevatórias estão em construção. Cinco estão localizadas em Monte Gordo, nas ruas da Subestação, Matadouro, Grajerus, Lavra e Travessa Bom Jesus, três em Guarajuba, nas ruas Alameda, praça da Amizade e Acará, quatro elevatórias em Itacimirim, nas ruas Lagoa, Praia da Espera, Felicidade e Itacimirim, e três em Barra do Pojuca, nas ruas da Mangueira, Rodagem e Pó do Sol.
Faltam instalar mais quatro elevatórias em Guarajuba, mas ainda não há prazo para o início das obras. A estação de tratamento de esgoto, localizada em Barra do Pojuca, está em fase de conclusão. Monte Gordo e Itacimirim são os locais onde as intervenções estão mais adiantadas, com 33,61 e 22,11 quilômetros, respectivamente, de rede coletora e condominial executados. As intervenções, realizadas pela Embasa (Empresa Baiana de Água e Saneamento) em parceira com a Prefeitura, está orçada em mais de R$ 25 milhões.
No intuito de garantir que as obras do sistema de esgotamento sanitário sejam ampliadas para um maior número de moradores, a Prefeitura está trabalhando no projeto de captação de recursos junto aos governos federal e estadual, que pode ser viabilizado através da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), Ministério das Cidades ou Governo da Bahia. A previsão é de que Arembepe seja a próxima localidade a ser beneficiada. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)