Resgatar as tradições, promover o entretenimento da comunidade e também exercer o direito à cidadania. Foi com este objetivo que a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) promoveu no último sábado (27), um concurso de quadrilha junina dentro do Projeto Arte na Praça, realizado todo final de semana na praça Otávio Mangabeira, em Itabuna. Foram seis grupos de estudantes de municípios da região que ao som do tradicional forró pé-de-serra deram um show de dança e performance. Eles capricharam diante do público e de jurados atentos quanto à coreografia, figurino, repertório musical, marcador e conjunto. Cada uma das quadrilhas mostrou que se divertir e entreter a população com brincadeiras, o casamento na roça, num clima descontraído e animado numa época junina é uma pratica nunca sai de moda.
A vencedora do concurso, a quadrilha formada por estudantes de Ilhéus, levou o titulo de campeã e junto com ele, um prêmio no valor de R$ 500,00, além de muito aplauso do público presente. Também participaram da competição representantes dos municípios de Jussari, Itapé, Itororó e Una. O júri, formado por cinco pessoas, foi presidido pelo presidente da Ficc, Cyro de Matos.
O presidente disse o evento é um bom momento para se exercer a cidadania e a fundação tem esse objetivo através do incentivo, do apoio e do levar a arte até a população, mas que para isso aconteça e dê certo, é preciso a participação da comunidade. “Um evento como esse, por exemplo, tem tudo para ficar”, assegurou. Ele adiantou que a proposta da fundação é a partir do próximo ano aumentar o número de participação dos municípios, de estudantes itabunense e dos próprios moradores dos bairros. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)