BB Educar abre inscrições para novos alfabetizadores em Itabuna

Estão abertas na Secretaria de Educação de Itabuna as inscrições para novos alfabetizadores que deverão integrar o Brasil Alfabetizado do Projeto BB Educar. O programa do Governo Federal é desenvolvido em Itabuna pela Prefeitura, que pretende alfabetizar um total de 3.300 jovens, adultos e idosos que ainda não sabem ler ou escrever no período de 2009 a 2010.

O programa abre vagas para 150 alfabetizadores que deverão apresentar, no ato da inscrição, atestado escolar do ensino médio, (preferencialmente com o magistério) e xérox de documentos pessoais (RG e CPF). Uma das exigências indispensáveis para quem vai atuar no programa é o desejo de realizar uma ação social, conforme ressaltou a coordenadora do projeto em Itabuna, Lucinede Santos da Silva.
Ela explicou que o programa que alfabetiza pessoas carentes não é um emprego e o alfabetizador é um voluntário, uma vez que não recebe salário, mas sim uma bolsa auxilio paga pelo Governo Federal. Além das aulas normais ministradas pelos voluntários, eles precisam participar uma vez por semana, de encontros de formação pedagógicas, segundo Lucinede. O programa Brasil Alfabetizado tem duração de oito meses e o inicio das aulas está previsto para 30 de novembro deste ano.
A coordenadora declarou que Itabuna tem muito que comemorar com o Programa Brasil Alfabetizado porque, mais uma vez, o município foi contemplado com o termo de adesão do Ministério da Educação e Cultural. Ela lembra que Itabuna participa do projeto desde a implantação em 2003. “Isso mostra não só o envolvimento da Secretaria de Educação de Itabuna com a melhoria da qualidade educacional da população como também a seriedade e sucesso com que o projeto vem sendo desenvolvido na cidade”.
Para Lucinede Santos Silva o programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Para a execução do projeto, os municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)