Na última sexta-feira (05/06), a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri) fez a entrega de mudas de seringueira para agricultores familiares, em Uruçuca. O evento aconteceu no Centro Cultural Água Preta, Praça da Bandeira.
A ação prevê a implantação de dois hectares de seringueiras por propriedade, consorciadas com cacau e banana, em sistemas agroflestrais (SAFs). Também visa o fortalecimento da agricultura familiar e o Programa PAC do CACAU.
O Programa Mata Verde da Superintendência Estadual de Agricultura Familiar (SUAF), estipulou a distribuição para o Baixo Sul e Litoral de 400 mil mudas para cada território, enquanto para o Extremo-Sul, 200 mil mudas. Pelos critérios do programa, as famílias devem residir na zona rural e integradas a associações, sindicatos, cooperativas, assentamentos ou organizações comunitárias indígenas ou quilombolas.
O período que antecede à distribuição das mudas será dedicado à capacitação técnica de extensionistas da CEPLAC, EBDA e produtores; Dia de Campo e outras atividades que visem melhor aproveitamento das mudas. Os cursos serão ministrados por pesquisadores da CEPLAC.