O clima já mudou, a ansiedade aumenta, as expectativas são sempre maiores... Todos, curiosos, esperam pela comemoração mais esperada do ano. Diante disso, é inevitável, a rotina da cidade se transforma em função da preparação do Arraiá de Caculé, festa referência na região. O empenho de vários profissionais tem como objetivo o sucesso da festa e a satisfação dos participantes. É esperado um público de 60 mil pessoas, que farão parte desta manifestação, numa integração total de pessoas, alegria, cultura e muita curtição.
O Arraiá de Caculé acontecerá de 20 a 22 de junho e vem com muitas atrações legais. Dentre as bandas confirmadas, estão: Athaíde e Alexandre, Filomena Bagaceira, Dedim Gouveia, Trio Sabiá, Vera Cruz, Tropa de Xote, além dos artistas locais, que fazem a alegria durante todo o ano, e não poderiam faltar no Arraiá: Banda Sonata, Tempero da Bahia e Feras da Bahia. É bom ir se preparando também para os forrós de camisa que animarão as tardes do São João: o Forró do Bacurau (com Simone Sampaio e Valdonys) e Forró do Bola.
A decoração da cidade também causa muita expectativa, já que ruas e praças ganham uma arquitetura especial, que a cada ano se diferencia. A artista plástica responsável, Neide Chaves, adianta que a ornamentação deste ano se voltará para as vivências do homem do campo, “esta é uma forma de valorizar aquele que nos trouxe essa maravilhosa tradição. Trabalhamos muito também com a reciclagem, como forma de incentivar e aprender a utilizar esta prática.” Destacou Neide. A Vila Junina continuará sendo montada na Praça Deoclides Cardoso (Praça do Mercado), onde acontecerá a festa.
O Arraiá da Educação também já está com encontro marcado, será nos dias 09 e 10 de junho, na Quadra de Esporte Antônio Fróes. Este Arraiá é um espaço especial destinado às manifestações culturais das escolas do município, um momento de muita cultura e brilhantismos: cada escola dá o seu show, com a exibição de quadrilhas, de estilos variados, além de muitas brincadeiras como pau-de-sebo, corrida no saco, ovo na colher, pau-de-fita, tudo com muito forró, xote, fogueira, fogos e comidas típicas. Um grande encontro realizado com muito empenho pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com a comunidade escolar.
Caculé entra no clima do forró já no mês de maio, com o Forró dos Bairros, a cada fim de semana, o arrasta-pé esquenta o friozinho e o público ainda prestigia as belas apresentações das tradicionais quadrilhas. A festa junina é, sem dúvidas, a maior manifestação da cultural popular do nordeste, que ganha destaque nacional, e até internacional. A realização e o incentivo desta manifestação colaboram para manter acesa a efervescência cultural. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé)