Crianças e jovens desfilam pela tradição da Festa do Divino

Pela primeira vez nos 131 anos da Festa do Divino, um programa social do governo sai às ruas para mostrar que para manter viva a tradição precisa incentivar desde criança. Terça feira pela manhã as ruas do centro comercial e do circuito da festa, receberam um colorido diferente, um som contagiante e o brilho levado pelas crianças e jovens integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), na caminhada simbolizando a festa do padroeiro de Poções, Divino Espírito Santo.


Nesta caminhada os alunos assistidos pelo programa que é o espelho social do Governo Juventude em Ação, mostrou a competência e dedicação da primeira dama e Secretaria de Ação Social, Mariana Rodrigues de Carvalho, que com a qualidade da equipe de trabalho, criou e executou a idéia de mostrar a importância de manter vivas as tradições do município e a Festa do Divino de 2009 tem um diferencial, leva à comunidade tudo que foi feito pelos monitores e coordenadores do PETI.

A caminhada foi dividida em alas: crianças com bandeiras e cavalos de pau, é a Chegada das Bandeiras; simbolizando o Mastro as crianças levaram uma réplica da existente na igrejinha; lindo e emocionante estava o Andor do Divino, até a Pombinha estava lá; a alvorada foi representada por fogos que eram tocados durante o trajeto e o Terno de Reis tocava e cantava para todos. Tudo bem organizado mesmo com um sol da manhã na temperatura de 25 graus.

Bem à vontade no meio das crianças que não deixava só na caminhada, Mariana Rodrigues, emocionada e elogiada pelos pais dos alunos, devolvia com gestos de agradecimento e repetiu por varias vezes às pessoas no trajeto “quem agradece sou eu e o governo municipal pela confiança de vocês em nosso trabalho, pois fazer o social é importante para alcançar a nossa meta”, dizia sempre Mariana.

O Coordenador do PETI, Erisvaldo Santos Pereira (Helinho) responsável pela organização da caminhada, disse ao final do evento “manter viva a tradição de uma festa começa na criança e com a ajuda do jovem, o objetivo foi alcançado, mas nada disso seria possível sem os alunos, a secretária Mariana, os monitores, os parceiros do programa e o prefeito Luciano Mascarenhas, juntos abraçaram a causa de erradicar o trabalho infantil no município. “Transmitimos aqui no PETI não só a educação e os valores familiares, mas os princípios da cidadania, disciplina, organização e amor a si e ao próximo como ser humano”, afirmou Helinho.

O PETI atende crianças de 7 a 15 anos, recebem educação, orientação familiar e formação de cidadania. Segundo Helinho o convívio dos alunos com os monitores fortalece cada vez mais o aprendizado para encontrarem o lazer nas atividades desenvolvidas para quase 250 alunos.

O trabalho do PETI pode ser conhecido de perto pela sociedade nas visitas que as pessoas podem fazer a unidade e ajudar neste trabalho tão importante que é tirar as crianças das ruas e do trabalho infantil, claro que a equipe da ação social tem neste inicio de governo se esforçado para atender as necessidades do programa e a comunidade pode ajudar e muito neste projeto. Durante a caminhada, os alunos todos fardados com material fornecido pelo governo municipal, que incluiu tens, meias, shorts e camisas, um gasto louvável para os alunos que eram desassistidos no governo passado e hoje é tratado como ser humano. O prefeito Luciano Mascarenhas vem olhando para todos os programas sociais elaborados pela primeira dama e sua equipe.

Estiveram também presentes à caminhada a Assistente Social Ana Lucia Macêdo acompanhada da mãe do prefeito Luciano, Rita Mascarenhas. Durante o evento sentiram de perto a alegria e satisfação dos pais de presenciarem seus filhos em um desfile tão importante para a sua formação de homens e mulheres cidadãs. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Poções).