São Desidério luta contra o tracoma

O tracoma é uma doença que ataca os olhos, causada por bactéria e ocorre principalmente em crianças. Para garantir a saúde dos alunos das escolas de São Desidério, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a de Educação, realizam exames gratuitos na escola.

“O exame não dói, é bem rápido e ainda fiquei sabendo do resultado na hora”, desabafa aliviada a estudante Layane Silva. Segundo a examinadora, Áurea Cardoso, a doença estava erradicada na região oeste da Bahia, mas nos últimos anos foram registrados alguns casos.
“Identificamos cinco municípios oestinos com a doença e São Desidério é um deles”. Antes mesmo da pactuação da pesquisa, a Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica começou a tomar as providências necessárias.
Cinco profissionais de São Desidério foram capacitados para realizar o exame. O diretor da Vigilância Epidemiológica e Endemias, Dorimar Almeida, explica que o tracoma é uma doença facilmente transmissível. “O contato direto ou indireto pode contaminar muitas pessoas além de gerar outras afecções”.
Todos os casos positivos são registrados e o aluno identificado, tratado gratuitamente. A família da criança também recebe atendimento imediato para que a doença não volte. Após seis meses do tratamento é feito uma revisão para assegurar a cura.
Quem também passou pelo exame foram os professores que estão em contato direto com as crianças. Para a educadora, Ediana Feitosa, o apoio do governo tem sido fundamental no desenvolvimento escolar. “Recebemos uma atenção especial e isso tem melhorado a situação dos professores e alunos”.
A primeira escola a receber o atendimento foi a Germano Rodrigues de Carvalho. O trabalho terá segmento em outras unidades educacionais do município. A partir de 2010, toda a população poderá realizar o exame nos postos de saúde da cidade.
Sintomas – Os principais sintomas do tracoma são olhos vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção. Coceira, sensação de areia e intolerância a claridade. Quem tiver estes sinais deve lavar as mãos e o rosto com sabão várias vezes ao dia, principalmente depois de coçar os olhos. Evitar contato com outras pessoas e não compartilhar toalhas. (Fonte: Ascom de São Desidério)