Natal em São Desidério resgata a tradição do Terno de Reis

Como forma de resgate cultural, uma das programações que promete movimentar a cidade no período do Natal e fim de ano é o Terno de Reis e o concurso de lapinhas que tiveram sua primeira e única edição em 2002 e agora estão sendo reavivadas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura que conta com a parceria das demais secretarias de governo e o grupo da Melhor Idade Padre Jacy, da Igreja Católica.


Entre pastorinhas, reis magos, porta-estandarte e músicos, são aproximadamente 50 integrantes, homens e mulheres que compõem o terno. Eles saem às ruas da cidade acompanhados pela população com música, fogos e muita animação. Fazendo alusão à visita dos três reis magos ao menino Jesus, é realizada uma apresentação em frente às casas que montam presépios antecipadamente e que estão inscritas no concurso.

A partir do dia 25 de dezembro, obedecendo à um cronograma de visitação, o terno dá início às apresentações com término previsto para 06 de janeiro, quando será escolhida a lapinha vencedora do concurso e realizada a premiação.

O diretor de cultura do município, Vanderlino Barbosa, antecipou algumas novidades desta edição do Terno de Reis. “Foi produzida uma nova indumentária e todo o suporte necessário para realização dessa manifestação que está atrelada ao tema da Campanha da Fraternidade de Natal “Jesus, o filho prometido de Deus”, como forma de trabalhar a questão do respeito na família e na comunidade”.

Para quem deseja participar do concurso das lapinhas, basta procurar a Secretaria Paroquial até o dia 10 e preencher uma ficha de inscrição. Outras informações pelo fone 77.3623 – 2910 (Secretaria de Cultura). (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)