Município de Ilhéus vai ganhar um telecentro no mês de janeiro

Em janeiro, o município de Ilhéus ganhará um Telecentro, sistema integrado digital coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública que possibilita a realização de cursos de educação à distância (EAD). A Rede Nacional de Educação à Distância é uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública do Brasil com o objetivo de viabilizar o acesso desses profissionais a processos variados de aprendizagem. A notícia foi dada esta semana ao prefeito Newton Lima pelo major Alexandre Aragon, representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Uma das beneficiadas com a montagem de um Telecentro em Ilhéus, equipamento que será instalado em uma das salas do Estádio Mário Pessoa, será a Guarda Municipal. Entre os vários cursos oferecidos pela Rede Nacional de Educação à Distância, destacam-se Direitos Humanos e Cidadania, Criminalidade e Prevenção, Uso da Informação na Gestão da Segurança Pública e Combate à Lavagem de Dinheiro.

A Rede Nacional de Educação à Distância (EAD) possibilita aos policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários, e policiais e rodoviários federais, de forma gratuita, a educação continuada, integrada e qualificada. A Rede Nacional está implementada nas 27 unidades da Federação por meio de 270 Telecentros já instalados em todas as capitais e nos principais municípios do interior do país.

Telecentros – Os telecentros são equipados, entre outros, com TV de 29 polegadas, DVD, vídeo-cassete, antena parabólica, 10 microcomputadores, microcomputador servidor, impressoras, switch, nobreak, scanner e webcam. Tudo isso além de mobiliário, como poltronas com prancheta escamoteável, mesa para televisão, mesa para computador, cadeira para computador, mesas e cadeiras para o tutor.

Os cursos são disponibilizados através de ciclos. A cada ano realizam-se três ciclos de aulas dos quais participam, aproximadamente, 200 mil alunos por ciclo. Ao todo, são mobilizados dois mil tutores para as mais de três mil turmas que contam com até 50 alunos por sala. A capacitação dos profissionais de segurança pública integra as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) que visa melhorar o treinamento dos policiais. Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais visando o enfrentamento da violência em geral.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)