Moema recebe Prêmio Caixa Melhores Práticas

A prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas, recebeu, ontem à noite (dia 9), o prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local 2009/2010, um dos mais conceituados do país, em solenidade realizada na Caixa Cultural Brasília. O projeto “Mais Cidade” de Governança Municipal com participação popular, desenvolvido pela Prefeitura, foi um dos 20 selecionados de todo o Brasil que agora vão concorrer no Prêmio Internacional de Dubai.

A festa de premiação contou com a participação do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, da presidenta da CAIXA Maria Fernanda Ramos Coelho, da ministra da Casa Civil Dilma Roussef, e ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias, e Previdência José Barroso Pimentel, representantes de instituições nacionais e internacionais.

O júri, composto de técnicos da Caixa, pesquisadores, jornalistas e professores universitários, considerou que a transparência nas ações e na aplicação dos recursos, justiça social, confiança e participação da comunidade deram o tom do governo em Lauro de Freitas. Feliz com o resultado, a prefeita Moema Gramacho atribuiu a premiação às ações integradas, que vão do saneamento básico, saúde e educação à política de segurança alimentar que inclui um restaurante popular para 3 mil refeições dia, e à assinatura de contratos com todos os ministérios.

Lauro de Freitas foi a única prefeitura baiana entre os 20 projetos premiados. Dos quatro selecionados da Bahia, dois foram apresentados por ONGs e um pela Secretaria Estadual de Cultura, o “De Novo Centro”, sobre o Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador. A proposta do prêmio é identificar projetos que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população e estimular a sua reaplicação como referência para gestores públicos.

O Prêmio Caixa Melhores Práticas, que está na sexta edição em dez anos, é inspirado em programa semelhante da ONU/Habitat. Este ano foram inscritos 200 projetos. Os premiados receberam troféu, certificado e apoio para o aperfeiçoamento do projeto. A Caixa também custeará a inscrição no prêmio de Dubai. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)