Educação de qualidade: Governo Participativo recebe prêmio internacional em Curitiba

A concepção de política de direito, desenvolvida na área da educação pelo Governo Participativo, está obtendo reconhecimento regional e até mesmo nacional. No entanto, a partir de agora, representantes de outros países da América Latina também terão acesso ao trabalho desempenhado em Vitória da Conquista por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. O secretário Coriolano Moraes está em Curitiba, acompanhado do presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Ibiapaba, participando do XXXVII Panel Latinoamericano de Integración, que ocorre nos dias 3 e 4 no Hotel Radisson.


Durante o jantar de confraternização, marcado para o dia 3, o secretário receberá de autoridades e convidados de honra o troféu e o diploma referentes ao Prêmio Integración Latinoamericano 2009, na categoria “Mérito Educacional”. De acordo com o documento enviado à Secretaria Municipal de Educação pela Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (CIPIS), organizadora do evento, o prêmio será concedido “em reconhecimento à relevante liderança, exemplos, trabalhos, projetos e programas desenvolvidos para melhorar a Área Educacional na cidade de Vitória da Conquista, (...) com reflexos positivos nos demais Estados da Federação e países do Mercosul”.

INTEGRAÇÃO TOTAL – A CIPIS defende a união total de todos os países da América Latina há 33 anos e uma de suas frentes de atuação é o Panel Latinoamericano de Integración. Este ano, o evento trará o tema “Educación, Desarrollo Social y Cultura: Parametros Fundamentales de La Integración Latinoamericana”, pretendendo reunir as principais lideranças do Brasil e demais países da América Latina ligadas às áreas mencionadas. A entidade também atua na área de pesquisa e, além do Prêmio Integración Latinoamericana – que será concedido ao secretário Coriolano Moraes – também outorga outros títulos como o Prêmio Integração Nacional Brasil e a Medalla a Lá Integración Simón Bolívar. Os agraciados são autoridades, empresas, autarquias e lideranças dos países da América Latina que, de acordo com os critérios da CIPIS, contribuem para atingir “a integração latino-americana em todas as suas formas e plenitudes”, como define a própria entidade.PREFEITO QUER ESCOLA VIVA - O prefeito Guilherme Menezes afirmou que a educação é prioridade no seu governo porque o desenvolvimento da cidade e das pessoas tem vínculo direto com o acesso à escola de qualidade. "Queremos uma escola viva, onde pais, alunos, professores e comunidade estejam integrados, de forma solidária, humanizando cada vez esses espaços".(Fonte: Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista)