Assinatura de convênio beneficia 1.250 famílias

O prefeito Luiz Caetano, acompanhado pelo secretário estadual do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Valmir Assunção, e do presidente da ONG italiana Sud Uil - Brasil, Bruno Ferro, assinou na manhã de ontem (03/12), o convênio de criação do Centro de Desenvolvimento Social e de Segurança Alimentar para o Litoral Norte da Bahia. A assinatura aconteceu na Casa do Trabalho e garante mais de R$ 4,3 milhões em recursos, que serão investidos em benefício de 1.250 famílias do Litoral Norte do Estado. Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde, Itanagra e Jandaíra serão contemplados.

Os principais objetivos do projeto é assegurar a melhoria da qualidade de vida das comunidades que vivem nos limites da insegurança alimentar, através do fornecimento de ferramentas de conhecimento e tecnologia capazes de melhorar o desempenho produtivo da população do campo. Caetano disse que o Centro de Segurança Alimentar será o primeiro grande passo para o desenvolvimento do Estado, e que o papel do gestor público é o de capacitar a população e criar mecanismos de sustentabilidade. Ele acrescentou que, “fome e miséria não se combatem com conversa, e sim, com ação”.

O secretário Valmir Assunção foi enfático em seu discurso quando falou sobre a noção de responsabilidade, que os gestores públicos devem ter. “Temos a obrigação de combater a pobreza na Bahia. Quase 12% da população vive em insegurança alimentar. Com o Centro, iremos mudar a realidade de muitas famílias, pois serão desenvolvidas políticas públicas em prol dos mais necessitados”, concluiu.

O presidente da ONG italiana, Bruno Ferro, declarou que agricultura familiar não se faz com uma enxada e um pedaço de terra, mas organizando a comunidade para que ela mesma alcance seus objetivos. É preciso mais atenção por parte das autoridades, além da criação de um novo modelo de produção de alimentos e de agricultura.

A dona-de-casa Adelma Oliveira, moradora da Fazenda Sul Capivara, em Arembepe, comemorou a iniciativa e disse estar muito feliz com a gestão de Luiz Caetano por priorizar a população mais carente. “Sou marisqueira e recebo o Bolsa-Família. Com esse projeto, acredito que conseguirei aumentar minha renda, pois vou aprender a ser mais produtiva”.

O Centro de Desenvolvimento Social e de Segurança Alimentar faz parte de uma parceria entre a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza e a ONG italiana, Sud Uil - Brasil. A assinatura contou com as presenças de deputados, vereadores, secretários municipais e comunidades das regiões que serão beneficiadas no projeto. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)