Violência contra a mulher em Itabuna caiu este ano

Nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, uma caminhada pela Avenida do Cinquentenário vai fortalecer a divulgação da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. A mobilização terá início às 16 horas, na Praça José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó) e está sendo organizada pela Divisão de Combate à Violência Contra a Mulher, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Alzira Marques, que chefia a Divisão e coordena o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, afirma que o evento tem grande significado e marca um momento dos mais importantes na luta das mulheres por uma vida digna, livre de todas as formas de violência. “Organizamos o Conselho, temos uma instância específica para prestar atendimento às mulheres no âmbito da Secretaria de Assistência Social e estamos certas de que Itabuna tem todos os instrumentos para enfrentar de maneira decisiva esse absurdo que é a violência contra a mulher”, afirma Alzira.

Dados da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Itabuna despertam otimismo. De acordo com a delegada Ivete Santana, o número de ocorrências caiu em 2009, quando foram registrados 1.607 casos até novembro. No mesmo período do ano passado, os registros ficaram em 1.798, 191 a mais.

As mulheres que sofrem agressões são normalmente encaminhadas ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), onde são atendidas por assistente social e psicóloga. Além de ajudar as vítimas a superar o trauma da violência, Alzira Marques afirma que o trabalho que está sendo realizado no município busca também despertar uma rejeição generalizada da sociedade contra as agressões. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)