Camaçari intensifica as ações de combate à dengue

Prefeitura de Camaçari intensifica as ações no combate ao mosquito transmissor da dengue, principalmente diante da aproximação do verão, quando a alta temperatura reduz em mais de 50% o ciclo do inseto. De janeiro a novembro deste ano, foram feitas mais de 291 mil visitas domiciliares e 14 mutirões. Os próximos acontecem nos dias 26 e 27, no bairro Verde Horizonte. Durante a ação, além da mobilização para retirada dos focos, como garrafa pet, pneus, latinhas e pratos para plantas, serão entregues mais 8 mil capas, cedidas pelo governo do Estado, para tonéis e caixas d’água. Outras 25 mil capas estão sendo adquiridas com recursos próprios e vão ser entregues a partir do próximo ano. Até o momento, foram distribuídas 6.500 unidades.


Recentemente, foram convocados mais 60 agentes de endemias. Desses, 39 estão em treinamento. Atualmente, cerca de 150 profissionais são responsáveis pelas ações de combate à dengue. Nos últimos meses foram realizadas 159 reuniões, 52 oficinas, 408 palestras, dois cursos de formação, participação em 39 feiras de saúde, 10 apresentações teatrais e cinco caminhadas. Em 2009, foram registrados 193 casos de dengue clássica e 13 hemorrágicas, que resultou em dois óbitos. No Município, dois modelos de combate funcionam de forma integrada. O primeiro trabalha diretamente na identificação do foco através dos agentes de endemias que visitam regularmente os domicílios e tratam os depósitos com inseticidas. A segunda são as ações educativas.


Embora Camaçari esteja entre as quatro cidades do Nordeste em situação de risco, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), não há motivo para pânico, pois os dados permitem o direcionamento das ações de controle para os lugares mais críticos. No Nordeste, 48 municípios realizaram o LIRAa, dos quais quatro estão em situação de risco, 28 em alerta, os demais em situação favorável ou não enviaram os dados. Para fazer o levantamento, o Município é dividido em grupos de 9 a 12 mil imóveis com características semelhantes. De cada grupo são pesquisados 450 unidades. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camçari)