Secretaria de Saúde de Itororó realiza mutirão da catarata

Mais de 120 pessoas de baixa renda e com idade superior a 55 anos foram atendidas pelo mutirão da catarata, promovido pela Secretaria de Saúde de Itororó. O serviço foi ofertado no início desta semana, contando com a presença de oftalmologistas da clínica Day Horc, de Itabuna. De todos os atendidos, 43 foram diagnosticados com a doença e passarão por tratamento inteiramente custeado pelo governo municipal.

O único meio de cura da catarata é através da intervenção cirúrgica, que custa cerca de R$ 2 mil por olho. “Como a maioria das pessoas atendidas pelo mutirão não tem condições de pagar, a Prefeitura arcará com todos os gastos”, disse o prefeito Adroaldo Almeida (PT). Para uma das pacientes, Aurelina Oliveira, receber a notícia de que poderá voltar a enxergar com nitidez foi emocionante. “Eu estou com problemas nos dois olhos e jamais teria condições de pagar pela cirurgia. Se não fosse a sensibilidade do prefeito, talvez eu nunca mais voltasse a ver o Sol”, disse.

Além da catarata, os oftalmologistas descobriram outras patologias, como ametropia, pletinopatia e retinopatia diabética. Para que ninguém ficasse sem tratamento, o chefe do executivo de Itororó determinou que a secretaria de Saúde, Sirlene Pereira, tomasse as providências necessárias para os tratamentos, garantindo também a compra de óculos de grau para os pacientes.

O mutirão contra a catarata foi o segundo realizado durante a administração de Adroaldo Almeida. O primeiro aconteceu em setembro, quando pessoas foram examinadas e 20 foram diagnosticadas com a doença. Todos foram encaminhados para o Day Horc para serem operadas por conta do município. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itororó)